Geral

Novo Prefeito de Ladário é réu por improbidade na “Farra das diárias” por suspeita de desvio de R$ 500 mil

30 NOV 2018 • POR Sylma Lima • 08h14
Pastor Iranil era vereador quando foi denunciado. Foto: Victor Viegas

O recém empossado Prefeito de Ladário Iranil de Lima Soares ( PSDB) é réu em processo de improbidade administrativa na comarca de Corumbá, juntamente com Emerson Valle Petzoid, Fábio Peixoto de Araújo Netto, Paulo Henrique C. de Araújo Chaves, Helder Naulle P. dos Santos Botelho, Mauro Botelho Rocha, Mirian de Oliveira, Munir Sadeq Ramunieh, Osvalmir Nunes da Silva e Delari Maria Bottega Ebeling.

A ação foi proposta pela Promotoria de Corumbá por irregularidade no uso de diárias. O episódio ficou conhecido como “Farra das diárias” e o atual Prefeito Pastor Iranil também é um dos acusados. Segundo a denúncia do MP, o Prefeito e vereadores recebiam diárias irregulares ao valor previsto, e até mesmo em período de recesso parlamentar.

O processo de ação administrativa pode levar a perda dos direitos políticos do Prefeito e de todos os acusados. O valor do desvio, segundo o MP, é de R$ 497.508,50 e deve ser julgado pela juíza da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Corumbá.

Iranil a prefeitura em virtude da prisão do prefeito afastado Carlos Aníbal Ruso ( PSDB) que foi preso por força de mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça por suspeita de crimes de corrupção e associação criminosa. Com o prefeito foram presos mais 07 vereadores e o então secretário de educação Helder Paes Botelho, que também é réu na ação de improbidade das “Farras das diárias”