Geral

Machado quer reativação do antigo mercadão de Corumbá

22 NOV 2018 • POR Sylma Lima • 08h14
Mercadão municipal é histórico em Corumbá. Foto: Arquivo CDP

Em Campo Grande o mercado municipal é ponto turístico, não somente pela tradição, mas pelo aromes, cores, e produtos artesanais além de um famoso pastel com caldo de cana. S presença dos índios com suas ervas medicinais e produtos orgânicos também são atrativos. Em Corumbá o mercadão municipal funcionou durante  décadas onde hoje virou transbordo e posto de saúde.

O vereador Carlos Alberto Machado, PT, fez um requerimento,nesta semana, ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário Ricardo Ametla para que sejam feitos estudos a fim de viabilizar a volta do mercadão para os corumbaenses.

A reativação do antigo Mercado Municipal Mercadão , localizado na Rua 13 de Junho esquina com a Rua Ladário, é um antigo sonho dos pequenos produtores e ate mesmo dos que participam dos projetos de agricultura familiar.

Em sua justificativa Machado falou da importância do mercado para os produtores rurais, e uma gama de atividades que poderia ser realizada naquele local. “Quase todos os municípios tem o seu Mercadão, o de Campo Grande por exemplo, inaugurado em 30/08/1958, foi revitalizado a pouco tempo e tem mais de 60 anos de fundação levando benefícios à população campo-grandense e pelas pessoas que por ali passam. O de Corumbá está no centro da agricultura familiar, há mais de 55 anos atende a população pantaneira e precisa ser revitalizada para trazer benefícios à população corumbaense”. Atualmente o prédio abriga a saúde no interior e ao lado o transbordo municipal.

Em 2014 a prefeitura da cidade divulgou nota afirmando que o Mercadão de Corumbá voltaria a ter sua função original, que é a de ser um entreposto entre os produtores rurais dos assentamentos e a população de cidade. O espaço, localizado no centro da cidade, foi um dos contemplados com recursos do programa federal PAC das Cidades Históricas e estava em fase de finalização de seu projeto.

O local abriga em seu entorno a praça Uruguai, que também foi contemplada com os mesmos recursos federais. Nos últimos anos, o Mercadão estava sendo utilizado para abrigar serviços de saúde pública, entre eles, Laboratório de Análises Clínicas, Fisioterapia e Farmácia municipais.

Além dos espaços para a comercialização da produção rural dos assentamentos, o novo Mercadão contaria ainda com uma praça de alimentação onde ficariam instaladas lanchonetes e cantinas, além de banheiros e uma área administrativa, foi publicado na matéria.

Mercadão e praça foram inluídos no PAC. Arquivo CDP

PAC Cidades Históricas

Corumbá foi a única cidade do Mato Grosso do Sul foi uma das 44 do Brasil contemplada pelo PAC das Cidades Históricas, programa do Governo Federal que permitiu revitalizar seu patrimônio histórico. Para a cidade pantaneira, foram destinados R$ 19,6 milhões que serão aplicados na restauração e requalificação de prédios e equipamentos históricos, localizados na área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, e de entorno.

Dez projetos foram contemplados pelo PAC das Cidades Históricas, de um total de 11 apresentados. A restauração do prédio da antiga Prefeitura Municipal, do Hotel Internacional, do antigo Presídio (Casa do Artesão), do Casarão da Comissão Mista, do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA), da Igreja Nossa Senhora da Candelária, além do antigo mercadão.

Foi contemplada também a Praça do Uruguai, (incluída junto com o projeto do antigo Mercado Municipal), bem como as praças da República e da Independência (requalificação). O décimo projeto é a ligação da parte alta e parte baixa da cidade (acessibilidade).