Geral

Prefeito vota e falando em desenvolvimento com eleição de lideranças

28 OUT 2018 • POR Sylma Lima • 11h00
Marcelo se dedicou na campanha de Reinaldo Azambuja - Victor Viegas

Ao votar nesta manhã de domingo,28, o prefeito de Corumbá Marcelo Iunes enfatizou a importância do alinhamento politico neste momento para o crescimento da cidade. Ele disse que fez campanha pessoalmente no segundo turno para reeleger Reinaldo Azambuja, PSDB, que segundo ele, foi o governador que mais enviou recurso para a cidade, “ tenho certeza que Corumbá vai dar vitória para ele nesse segundo turno e graças a Deus conseguimos eleger um deputado estadual. Eu sempre disse que teríamos essa chance e demos sorte nessa onda de Bolsonaro. Deus nos abençoou e voltamos a ter representatividade na Assembléia Legislativa”  Iunes fez questão de lembrar que Reinaldo vai continuar fazendo o serviço de saneamento básico que a cidade tanto precisa, “ por isso precisamos mantê-lo no governo. Só temos a ganhar com esse alinhamento político” . Marcelo votou as 9h na escola Isabel Correia, parte alta da cidade. Até o momento não há filas e a votação sendo tranquila.

Votação tranquila na escola Isabel Correia. Fotos: Victor Viegas

Os números do eleitorado são importantes para o planejamento de campanha e também para dar transparência ao processo de escolha democrática. As estatísticas mostram que Corumbá tem 109.899 mil habitantes sendo divididos em duas sessões eleitorais. A 50ª  Zona votam 25.941 eleitores e na 7ª  23.361 eleitores, totalizando  69.302. Dados atualizados e registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Ladário são 13,865 eleitores. Ao todo os dois municípios tem 83.167 mil eleitores de acordo com a última estatística do IBGE. Corumbá e Ladário contam com 91 sessões e 22 locais para votação.

Corumbá conta com situação atípica que são os ribeirinhos onde as  urnas que são levadas de helicópteros ate a zona rural. O serviço é feito também por barcos. Com relação a Forte Coimbra . neste ano Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) não vai disponibilizar urna eletrônica para distrito localizado a 100 km do município .

Com uma população de aproximadamente 700 pessoas o distrito tem, em média, 50 votantes e devido a baixa adesão, excepcionalmente esse ano, o TRE vai disponibilizar barcaças para transportar os eleitores até Corumbá