Geral

TSE informa que 964 urnas são substituídas nas seis primeiras horas de votação

7 OUT 2018 • POR G1 • 15h41
Em Morro da Fumaça (SC), um eleitor quebrou uma urna eletrônica, que precisou ser substituída - Polícia Militar/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um novo balanço que mostra que, até as 14h deste domingo (7), haviam sido substituídas 964 urnas nas zonas eleitorais do país.

A quantidade de urnas trocadas corresponde a 0,19% do total de 454.493 dispositivos instalados para viabilizar a votação em todo o país. Até as 14h, não houve uso do sistema de votação manual.

Os dados divulgados pelo TSE foram obtidos juntos aos tribunais regionais eleitorais. O primeiro balanço, divulgado na manhã deste domingo, registrou a troca de 310 urnas.

Segundo o balanço parcial do tribunal eleitoral, a maior parte das substituições de urnas ocorreram em quatro unidades da federação.

Minas Gerais: 252

Rio de Janeiro: 123

Pernambuco: 83

São Paulo: 78

Eleitor quebra urna

Em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, um homem de 25 anos foi preso após quebrar uma urna com uma marretada. Ele entrou em uma seção com uma marreta e destruiu a urna eletrônica.

Segundo a chefe de cartório da 34ª Zona Eleitoral, Isabel Anacleto Placido, as mídias onde ficam computados os votos não foram afetadas, ou seja, eles não foram perdidos. A urna já foi substituída.