Geral

Votação começa com longas filas e presença da força nacional

7 OUT 2018 • POR Sylma Lima • 08h31
Escola Santa Teresa , no centro, começando os trabalhos. Fotos: Victor Viegas

Assim que abriram as sessões em Corumbá, os eleitores já começaram a chegar. Geralmente vão cedo para evitar o calor que hoje é predominante na cidade. Apesar das filas , o processo esta transcorrendo na mais absoluta tranquilidade. Não há aglomerações nas esquinas, e tão pouco ‘ boca de urna’, até porque a justiça eleitoral está sendo rigorosa e parte da fiscalização esta sendo feita pelos próprios eleitores. As escolas Pedro Paulo, Santa Teresa e Isabel Correia, , esta ultima na patê alta da cidade, estão lotada.

Os números do eleitorado são importantes para o planejamento de campanha e também para dar transparência ao processo de escolha democrática. As estatísticas mostram que Corumbá tem 109.899 mil habitantes sendo divididos em duas sessões eleitorais. A 50ª  Zona votam 25.941 eleitores e na 7ª  23.361 eleitores, totalizando  69.302. Dados atualizados e registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Ladário são 13,865 eleitores. Ao todo os dois municípios tem 83.167 mil eleitores de acordo com a última estatística do IBGE. Corumbá e Ladário contam com 91 sessões e 22 locais para votação.

Corumbá conta com situação atípica que são os ribeirinhos urnas que são levadas de helicópteros ate a zona rural. O serviço é feito também por barcos. Com relação a Forte Coimbra . neste ano Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) não vai disponibilizar urna eletrônica para distrito localizado a 100 km do município .

Com uma população de aproximadamente 700 pessoas o distrito tem, em média, 50 votantes e devido a baixa adesão, excepcionalmente esse ano, o TRE vai disponibilizar barcaças para transportar os eleitores até Corumbá.

A viagem de barcaça dura, aproximadamente, duas horas, mas já foi adiantado que a ideia não deu certo e que no próximo período eleitoral o TRE vai desenvolver outra estratégia.