Geral

Paróquia faz quermesse e missa em homenagem a Santa Teresinha

1 OUT 2018 • POR Sylma Lima • 15h28
A missa começa as 17h em homenagem a santa padroeira dos moradores da rua Colombo e Major Gama. Fotos: Victor Viegas

Antigamente os arredores da rua Colombo, esquina com Major Gama e adjacências era conhecido como bairro Santa Teresinha. Com o passar dos anos e ordenamento da cidade por localização, deixou de ser bairro, e hoje a igrejinha, construída por antigos moradores e que faziam parte de uma associação, comemoram com quermesse o dia da Santa Teresinha. A partir das 17h haverá missa. Também há barracas com todo tipo de comidas e doces requintados. A organização da quermesse é por conta da igreja católica. Atualmente quando os moradores colocam o CEP nas correspondências aparece como bairro Aeroporto, que fica em outro local, mas, na verdade é centro. Compareça nesta festa imperdível. Venha fazer sua novena e traga rosas para a Santa Teresinha. Dizem que para fazer a novena, a pessoa faz o pedido e cada dia traz uma rosa ate o milagre acontecer.

História da Santa

Teresa de Lisieux, Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, ou Santa Teresinha (1873-1897) . A francesa Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, filha do ourives Luis José Estanislau Martin e da artesã Zélie Guéri. era a caçula de uma família com nove (9) filhos.Quando nasceu, era muito franzina e doente. Desde o nascimento exigia muitos cuidados.Desde cedo, revelava-se marcada pelo senso de amor, pelo semblante de serenidade e pelo contentamento de sua alma com a grandeza de Deus.

Aos 2 anos já pensava na idéia de ser religiosa, para a alegria de sua mãe, mas para o desconsolo de seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).

No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 14 de Dezembro 1927. Por ocasião da celebração do Centenário de sua morte, em 19 de Outubro de 1997, o Papa João Paulo II a declarou ?Doutora da Igreja?.

DATA COMEMORATIVA

A memória de Santa Terezinha merece ser resgatada como exemplo cotidiano. Todavia, o nosso calendário reserva o dia 01 de OUTUBRO como data especial em sua homenagem.

Santa Teresinha do Menino Jesus (de Lisieux) 1873-1897

A vida da santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, seu nome de religiosa e como o povo carinhosamente a prefere chamar, marca na história da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade.

No lugar do medo do “Deus duro e vingador”, ela coloca o amor puro e total a Jesus como um fim em si mesmo para toda a existência eterna.

Um amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros “Infância espiritual” e “História de uma alma”, editados a partir de seus escritos. Sua vida foi breve, mas plena de dedicação e entrega.

Morreu virgem como Maria, a Mãe que venerava, e jovem como o amor que vivenciava a Jesus, pela pura ação do Espírito Santo.

Tudo pronto para a quermesse que começa após a  missa. Foto: Victor Viegas

ORAÇÃO DE SANTA TEREZINHA

A Vós, Santa Terezinha

Através das Vossas súplicas e do Vosso exemplo de santidade,

Intercedeis para que fiquemos sempre mais perto do Senhor Jesus,

E fazeis com que as vossas preces, sempre tão agradáveis ao Menino Jesus,

Descortine nossa visão, para que possamos contemplar a face do Justo Senhor

E para que, assim, sejamos abençoados em nossa caminhada de fé.

 

Assiste-nos, meiga e afetuosa eleita, para que o Senhor Jesus,

Estendendo sobre nós a resignação dos justos,

Faça prosperar em nossas almas a virtude do amor.

Rogamos, ainda, que pela força do nosso clamor,

Sejamos amparados pelo teu obsequioso auxílio

Que o Senhor Jesus, com a vossa insigne intervenção,

Mantenha-se a controlar nossas alegrias e aflições,

Dando-nos o firme impulso para a nossa vocação missionária.

Amém.

 

Fonte: www.saude.ba.gov.br