Geral

Crianças de escola ladarense conhecem redação de webjornal

29 SET 2018 • POR Sylma Lima • 09h14
Muitas destas crainças não sabiam da existencia de webjornal Foto: Victor Viegas

Há muito que o Ministério da Educação implantou os temas transversais na educação básica. Entretanto, apesar de estar na legislação brasileira como disciplina não são todos os professores que buscam adequar o conteúdo, que é a praticidade do dia a dia ,  à realidade de sala de aula. Primeiro porque é necessário tirar a criança da escola e confronta-la com a problemática. Este tipo de atitude vai ajudando na formação do caráter da criança e ate mesmo a já começar a pensar no futuro. Quantos saem do ensino médio totalmente perdido se saber que faculdade cursar? Pensando nisso a professora Nerly Monteiro, do segundo ano do ensino fundamental, da escola 17 de Março em Ladário, carregou sua turminha , com idades entre 8 e 9 anos, ate a redação deste jornal, as 15h desta sexta-feira,28 de Setembro.

Estas crianças ávidas por conhecimento, fizeram questionamentos sobre o funcionamento na pratica de um web jorna como fontes, conteúdos e fotografia. Tudo foi devidamente explicado e inclusive a importância de se ler muito para ser um formador de opinião. Algumas delas, já sabem o que querem ser quando crescer. Entre as profissões escolhidas estão a de policiais, professores e médicos. Na redação do Capital do Pantanal elas colocaram em pratica a atividade  de interação com a sociedade e seus segmentos. Ganharam edição da revista AS.SO de Campo Grande, onde a jornalista corumbaense foi homenageada pelos 15 anos do jornal. Foi servido sucos e café , no intervalo de um bate papo prazeroso. Após sanarem as duvidas o grupo voltou para a escola, conduzidas por um ônibus escolar do município. É desta forma que elas vão compreendendo o universo e tendo acesso às informações e noticias, cujas mesmas, não veem por falta de oportunidade ou condições financeiras.

Temas transversais

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem. Quando enfocamos o tema transversal Trabalho e Consumo, poderemos enfatizar a informação das relações de trabalho em várias épocas e a sua dimensão histórica, assim como comparar diversas modalidades de trabalho, como o comunitário, a escravidão, a exploração, o trabalho livre, o assalariado. Poderemos também analisar a influência da publicidade na vida das pessoas, enfocando a Industria Cultural. Refletir como a propaganda dissemina atitudes de vida, padrões de beleza e condutas que manifestam valores e expectativas. Analisar criticamente o anseio de consumo e a autêntica necessidade de adquirir produtos e serviços.

O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social.