Geral

Vereador pede desobstrução do leito do Rio Taquari para facilitar navegação

19 SET 2018 • POR Câmara de Corumbá • 09h56
Vegetação aquática está dificultando navegação na região do Rio Taquari, inclusive de pequens embarcações - Clóvis Neto (PMC)

A desobstrução do leito do Rio Taquari está sendo solicitada na Câmara de Corumbá pelo vereador Domingos Albaneze Neto. O pedido foi feito esta semana durante sessão do Poder Legislativo e a iniciativa visa dar condições de navegabilidade, principalmente no trecho entre a Boca do São Felipe (Aterradinho) até o Porto Rolon.

A solicitação está sendo encaminhado ao diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura de Medeiros; ao ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira. Ao governador do MS, Reinaldo Azambuja; ao prefeito Marcelo Iunes, bem como aos senadores e deputados federais da bancada sul-mato-grossense em Brasília.

“O Rio Taquari está tomado por plantas aquáticas, o que tem prejudicado a navegação, causando sensíveis prejuízos os proprietários de barcos que fazem transporte na região”, afirmou Domingos.

Conforme o vereador, para navegar, os próprios responsáveis pelas embarcações estão retirando a vegetação aquática utilizando até facões. Domingos lembra que isso acaba causando atrasos nas viagens e consumo maior de combustível.

“Precisamos de uma solução urgente para o problema. O rio está tomado pela vegetação e se não for feita uma limpeza, a navegação poderá se tornar impossível, isolando aquela região da área urbana de Corumbá, o que será um prejuízo enorme para todos”, afirmou, lembrando que a situação atual tem prejudicado o transporte de pessoas, cargas e animais.