Geral

UFMS aprova criação do curso de bacharelado em Audiovisual com 30 vagas

16 AGO 2018 • POR Midiamax • 10h51
Criação do curso era pleiteada há anos e deve funcionar em 2019 - Midiamax

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aprovou a criação do curso de bacharelado em Audiovisual. O curso foi uma das pautas da reunião do Cograd (Conselho de Graduação da UFMS), realizada nesta quinta-feira (16). O processo será encaminhado ao MEC (Ministério da Educação) e a previsão é de que o curso entre em funcionamento a partir de 2019.

Uma das justificativas apresentadas para a criação do curso foi o desenvolvimento da produção regional [de audiovisual] de forma mais profissionalizada. “Nesse sentido o projeto apresenta justificativa bastante detalhada dessa necessidade. Aponta também que existe carência de curso audiovisual em raio de 700 quilômetros de Campo Grande”, destacou Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, Chefe da Coordenadoria.

O curso de produção audiovisual é cogitado há mais de cinco anos na UFMS, quando ainda era tratado como curso de Cinema, no então CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais). Com o desmembramento dos Centros, os cursos de Letras, Jornalismo, Música e Artes passaram a fazer parte do FAALC (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação), em 2017, o que favoreceu a criação do curso.

O curso de Audiovisual vai utilizar os laboratórios da FAALC, além de compartilhar os professores. Sobre os docentes, conforme os informes da reunião do Cograd, os que já estão no quadro são suficiente e ainda serão contratados mais três – vão entrar por meio de concurso público que já está em andamento.

O curso de Audoivisual terá oito semestres de duração e será integral: matutino e vespertino.