Geral

Vereador sugere instalação de equipamentos para evitar entupimento de galerias

15 AGO 2018 • POR Câmara de Corumbá • 08h59
Várias cidades brasileiras já utilizam o equipamento para evitar entupimento de galerias de águas pluviais - Divulgação

Galerias entupidas tem sido uma constante em Corumbá, especialmente na área central. O problema se agrava durante períodos de chuvas, com inundações de vias públicas e de imóveis, causando sensíveis prejuízos para a população, bem como para os cofres públicos.

Para tentar solucionar o problema, o vereador Evander Vendramini está sugerindo à Prefeitura Municipal, estudos sobre a possibilidade de instalar nas bocas de lobo, um equipamento conhecido como ‘Boca de Lobo inteligente’ no interior dos bueiros.

“A nossa proposta visa minimizar os problemas de entupimento e estragos nas galerias, principalmente nos períodos de chuvas, devido ao lixo que se acumula e adentra a galeria, a partir da boca de lobo”, explicou.

Evander lembra que as ‘bocas de lobo inteligentes’ contribuem para a diminuição dos entupimentos das galerias pluviais. Trata-se de uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros, facilitando o escoamento da água. “É uma espécie de peneira que vai reter material que causa entupimentos, permitindo a passagem da água normalmente. Isso facilita inclusive a remoção do lixo”, concluiu.

Saúde

Já para melhorar o sistema de saúde pública, o vereador está solicitando estudos por parte da Secretaria de Saúde, visando a implementação das ‘Praticas Integrativas e Complementares’ na rede.

Tratam-se de ações de cuidado transversais, podendo ser realizadas na atenção básica, na média e alta complexidade. O sistema será benéfico para os usuários do sistema municipal, podendo elevar a taxa de sanidade, diminuindo a procura nos ambulatórios e postos de saúde.