Geral

Secretaria LGBT faz oficina de customização

14 AGO 2018 • POR Sylma Lima • 15h14
As participantes levaram as peças para customizar - Victor Viegas

Nesta segunda-feira,13 teve inicio uma oficina de customização na secretaria LGBT de Corumbá comandada por Marcio Kalango. O curso que encerrou nesta terça-feira,14, teve como objetivo capacitar a comunidade LGBT e também mulheres a fim de conquistar espaço na confecção de peças exclusivas com material reciclado. Neste caso a assistente social  que ensinou a técnica Janice Gomes usou malha que sobra de recortes de camisetas para a criação de colares coloridos e também ensinou a customizar calças e camisetas com rendas, e pedrarias.

Cerca de 20 pessoas se inscreveram e participaram da oficina, sem nenhum investimento, e estão prontas para aumentar a renda final do mês. Segundo Kalango no dia 21 do próximo mês haverá outra oficina, pois a pasta quer dar assistência, trabalho, e também garantir os direitos da comunidade LGBT de Corumbá evitando discriminação e homofobia.

Customização

Customizar é uma das modas destes tempos pós-modernos. Na busca incessante da identidade, cada um quer vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade. Daí a onda de apropriar o figurino ao estilo pessoal ou à demanda do consumidor. Assim, é possível mudar, converter uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da pessoa.

Assim, bordando uma peça já usada, criando desenhos ou pintando sua superfície, cortando mangas ou decotes, o indivíduo está imprimindo a personalidade ao seu traje. Por todas as partes do Planeta as pessoas estão criando e recriando sobre roupas antigas, gerando sua própria moda.

Esta expressão provém do idioma inglês – ‘custom’, que tem o significado de ‘personalizado, elaborado sob medida’. Ela também pode se referir à atitude de converter uma veste em outra peça do vestuário, ou um sapato em outro totalmente diferente. Assim, o cliente pode diversificar gastando muito pouco, bem menos do que se fosse adquirir outra roupa.

Muitas vezes é necessário apenas unir alguns elementos, como tintas, tesoura, agulhas, canetas próprias para tecido, algumas pedras coloridas para incrementar um bordado, botões, fuxicos, cordões, entre outros itens simples. E pronto, basta somar a tudo isso boas porções de engenhosidade.