Geral

Vereador sugere instalação de equipamentos de acessibilidade em ladeiras

9 AGO 2018 • POR Câmara de Corumbá • 09h54
Cunha e Cruz é uma das ladeifras que necessita de equipamento de acessibilidade - Divulgação

A instalação de equipamentos de acessibilidade em duas ladeiras que dão acesso ao Porto Geral de Corumbá, está sendo solicitada pelo vereador Manoel Rodrigues. O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, sugerindo execução de um projeto que viabilize a implantação de corrimão nas vias.

Em seu pedido, o vereador lembrou as normas técnicas da ABNT - NREB 9050, de 2015, acentuando que os equipamentos devem ser instalados nas ladeiras Cunha e Cruz, entre a ruas Manoel Cavassa e Delamare, e na José Bonifácio, entre Frei Mariano Manoel Cavassa.

“São duas ladeiras que dão acessos ao Porto Geral, local que possibilita contemplação do Rio Paraguai, do Pantanal, e do histórico Casario do Porto. Além disso, eventos são realizados na região, atraindo um grande público. O corrimão atenderia aquelas pessoas com dificuldades de locomoção”, explicou.

Ainda na região do Porto Geral, Manoel Rodrigues está solicitando à pasta de Infraestrutura, a fixação das barras de ferro que estão soltas, bem como recolocação das que estão faltando, nas bocas de lobo existentes na Rua Manoel Cavassa, em frente ao Museu de História do Pantanal (MUHPAN), e nas imediações, para evitar acidentes.

O vereador pede ainda a recuperação da rampa de acesso ao estacionamento do Centro de Convenções, na Rua Domingos Sahib. Segundo ele, devido ao desgaste do tempo, e outras circunstâncias, o acesso está danificado, causando transtornos aos motoristas que utilizam o estacionamento.

Já na região do Aeroporto Internacional, Manoel está sugerindo estudos visando implantação de um sistema de iluminação com lâmpadas de LED na escultura das araras localizadas em frente ao terminal de passageiros.

Ele informa que a iluminação daquele espaço foi arrancada por vândalos, inclusive a fiação, deixando o local às escuras. “É um atrativo turístico e com esse sistema, o monumento ganhar maior brilho, atraindo mais turistas”, reforçou.