Geral

PMA recolhe tatu vítima de incêndio nas proximidades da BR 163

31 JUL 2018 • POR Kamilla Marques • 10h49
A queima controlada está proibida até o mês de setembro - Divulgação PMA

Policias Militares Ambientais de Coxim foram acionados pelo Corpo de Bombeiro da cidade, no início da madrugada de segunda-feira (30), devido a um animal silvestre da espécie Dasypus novemcinctus (tatu-galinha), que fora capturado durante trabalhos de extinção de um incêndio.

A equipe foi ao local e recolheu o animal às margens da rodovia BR 163, nas proximidades da área militar, no perímetro urbano. O tatu apresentava vários ferimentos de queimadura nas patas traseiras e dianteiras e estava no meio do incêndio, quando fora capturado. Os Policiais procuraram atendimento médico veterinário e o encaminharam ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

No dia 16, A PMA de Coxim já havia recolhido um animal da espécie anta e, no dia 19, uma cutia que viera a óbito, também resgatados de incêndios às margens da BR 163. A anta encontra-se em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

Infelizmente nesse período critico de seca, parte da população insiste em fazer uso do fogo de forma irregular. A queima controlada está proibida até o mês de setembro em todo o Estado e, no Pantanal, o período de proibição se estende até outubro.