Geral

Comissão dos refugiados haitianos apresenta relatório ao Conselho Seccional

28 JUL 2018 • POR OABMS • 08h06
A situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima - OABMS

O Presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Elton Luís Nasser de Mello apresentou na manhã desta sexta-feira (27) ao Conselho um relatório das atividades realizadas e as conquistas alcançadas.

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão encontraram os refugiados em situação periclitante. Um relatório elaborado pela comissão destacou que a situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense havia uma necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho participando do Fórum de Segurança Pública realizado pela OAB/MS, e na ocasião o Presidente da Comissão acompanhado pelo Presidente da Ordem Mansour Karmouche, contou ao Ministro sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Federal na região para melhor atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada. O Presidente da Comissão fez questão de agradecer e enaltecer a atuação das entidades envolvidas.

“Venho deixar um registro de elogio a atuação da Polícia Federal, na pessoa do doutor Iuri de Oliveira, a Subseção da OAB de Corumbá, a Defensoria Pública da União, na pessoa da doutora Daniele Osório, a doutora Maria Olívia e ao doutor Pedro Gabriel no Ministério Público Federal e também a sociedade civil de Corumbá, que se uniu em prol dessa causa. Também quero fazer um agradecimento a imprensa, pois pelo trabalho que faz consegue mostrar aquilo que não está sendo visto, despertando sentimento no coração das pessoas e assim elas se mobilizam em prol do próximo”, disse.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.