Geral

Produtoras rurais de Corumbá participam de treinamento para mulheres do campo

10 JUL 2018 • POR Prefeitura de Corumbá • 09h16
Agricultoras são capacitadas com foco em empreendedorismo e gestão. - Divulgação

Diariamente, dezenas de mulheres em Corumbá trabalham no campo em propriedades rurais, sozinhas em com a família. Os desafios que a atividade agropecuária impõe não são empecilho para que continuem conduzindo a terra e fazendo do quintal, um negócio economicamente viável. É dali que sai o sustento.

Diante desta característica da empreendedora rural, Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável uniram-se para oferecer, pela primeira vez em Corumbá, o programa Mulheres em Campo. O objetivo é despertar o interesse por gestão e, assim,  ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais. “Muitas agricultoras também fazem compotas, bolos, queijos e doces, além de trabalharem na plantação e no trato dos animais para complementar a renda familiar. Elas são empreendedoras, só precisam se capacitar”, aponta o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

“São muitas mulheres desenvolvendo atividades agropecuárias no Município e, diante desta necessidade viu-se a oportunidade de qualificá-las, já que o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio”, resume.

O curso é voltado para produtoras rurais que tenham concluído, pelo menos, o 5º ano (antiga 4ª série). A carga horária é de 40 horas, dividida em cinco encontros de 8 horas. Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante.

Na primeira turma são 12 participantes, moradoras do assentamento São Gabriel. O curso é realizado nas datas: 4/07, 10/07, 18/07 e 25/07.  O treinamento é gratuito e pode ser solicitado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável ou no Sindicato Rural de Corumbá. Basta montar uma turma de 12 a 15 mulheres e aguardar a aprovação para os meses seguintes. Mais informações: 3907-5349.