Geral

Enfermagem: vereadores solicitam redução de carga horária e reajuste salarial

3 JUL 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h21
Gabriel, Domingos e Chicão pedem redução de carga horária e reajuste salaral para os profissionais - Ascom

Equacionamento da carga horária e reajustes salariais para enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos em enfermagem, foram solicitadas à Prefeitura de Corumbá pelos vereadores Chicão Vianna, Gabriel Alves de Oliveira e Domingos Albaneze Neto.

A solicitação foi encaminhada ao prefeito Marcelo Iunes e a intenção dos vereadores é de que a carga seja equacionada em 30 horas semanais. Além disso, eles reivindicaram reajustes salariais dessa classe de servidores, “atualmente desproporcional ao esforço desprendido no exercício da profissão”, justificaram.

Os vereadores ressaltam que é preciso atender as necessidades dos profissionais que “são de grande importância para manutenção da saúde como um todo. São eles que fazem o primeiro contato com os pacientes, que que acompanham aqueles que se encontram em situação delicada, às vezes crítica, no dia a dia e, por sua vez, possuem carga horária de trabalho exaustiva, ainda defasada em relação aos demais profissionais da saúde, que, por sua vez, trabalham 30 horas por semana, podendo assim manter a qualidade necessária no atendimento aos pacientes”, reforçaram.  

Lembraram que, em outros municípios deste Estado, inclusive em Campo Grande, a redução da jornada de trabalho do profissional de enfermagem já é realidade, assim como no Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo.  

“Isto se dá por existirem resoluções dos Conselhos Regionais de Enfermagem dos Estados que impõem a referida redução. Dessa forma, se faz necessária a redução na carga horária semanal do profissional de enfermagem em Corumbá que, hoje, é de 40 horas semanais, para 30 horas, com o que está previsto em resolução do Conselho Federal de Enfermagem, assim como no Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul”, concluíram.