Geral

PF resgata avião abatido pelo exército

26 JUN 2018 • POR Sylma Lima • 10h58

No dia 25 de Junho  uma equipe da Polícia Federal, com o apoio do Exército e da Força Aérea, realizou a retirada da aeronave abatida pela Força Aérea, em abril desse ano, na Lagoa Uberaba em Corumbá. Os policiais encontraram mais 60 kg de cocaína que estava interior do avião. A aeronave seguirá para Corumbá, onde passará por perícia.

Aeronave foi abatida em Abril. Foto: Divulgação PF

Entenda o caso

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, por volta das 7 horas do dia 25 de Abril, uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína. Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram da interceptação que seguiu todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista: o tiro de detenção. Esta é a segunda vez que esta medida é tomada pela FAB.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, quando então foi feita a apreensão da carga ilegal da aeronave pela Polícia Federal.

A FAB também participou da ação com o envio de um helicóptero H-60 Black Hawk e de militares especializados em busca e salvamento. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto com a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.