Geral

Na Câmara, vereador reforça ações contra empresas de telefonia e internet

19 JUN 2018 • POR Câmara de Corumbá • 11h04
Chicão afirma que ações vão continuar e de forma intensa - Ascom

As ações por uma melhor prestação de serviços de telefonia e internet fixa e móvel estão sendo intensificadas em Corumbá, e a Câmara de Vereadores não descarta uma ação civil pública, bem como uma moção de insatisfação contra a Oi, Vivo, Claro e Tim, empresas responsáveis pelo sistema na região.

Ontem, segunda-feira, 21, durante sessão da Câmara, o vereador Chicão Vianna fez uso da palavra e, mais uma vez, criticou o descaso das quatro prestadoras de serviços, pela não participação na audiência pública ocorrida dia 08 de junho, de sua iniciativa, justamente para discutir este problema que tem afetado Corumbá e região, causando sensíveis prejuízos à população.

Antes, Chicão havia indicado, por meio de requerimento, moções de congratulações às autoridades que marcaram presença na audiência, contribuindo para um amplo debate em torno do precário serviço de telefonia e internet fixa e móvel na cidade.

“É uma de enaltecer a presença dessas autoridades pela honradez e moralidade com que abrilhantaram a audiência. Infelizmente, nenhum representante das empresas de telefonia e internet compareceu, e isto foi um descaso não com o vereador, mas com a população, com a cidade de Corumbá”, explicou.

Sobe a audiência, Chicão afirmou que o evento propiciou avanços e que os trabalhos continuam intensos. Uma das próximas iniciativas será viabilizar um abaixo-assinado em toda a cidade, bairro por bairro, visando uma ação civil pública contra as quatro empresas, fortalecendo o processo em busca da melhoria do sistema.

“Será uma campanha que vai envolver toda a população que tem sofrido com este serviço prestado pelas empresas. Os prejuízos atingem todos os segmentos da sociedade, já que a internet é uma ferramenta indispensável, mas que tem deixado Corumbá e Ladário, ilhadas”, comentou.

Além da ação civil pública, uma outra medida pensada é envio de moções de insatisfação da Câmara e de toda a população, às quatro empresas, pelo não comparecimento à audiência, bem como pelo péssimo serviço prestado na região. Não está descartada a abertura de inquérito civil por parte da Promotoria de Justiça de Corumbá.

Homenagens

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram requerimento de Chicão, homenageando autoridades que participaram da audiência, como o promotor Luciano Bordignone Conte, da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá (Direitos do Consumidor); advogado Roberto Ajala Lins, presidente da OAB/MS - Subseção Corumbá; Danielly de Souza Ramunieh, representante do Procon/MS em Corumbá e da Prefeitura Municipal de Corumbá; Tâmara Sanches, representante da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/MS (estadual); Relton Murilo Celestino, representante Regional da Anatel; e o deputado federal Vander Loubet.