Geral

Polícia prende 69 quilos de pó do 'consórcio' entre caminhoneiros

9 JUN 2018 • POR Sylma Lima • 08h54
Polícia civil apreende 69 kg de cocaína com caminhoneiro - PC

Nesta sexta-feira,08,, em decorrência de investigações feitas pelo SIG – Setor de Investigações Gerais da Unidade de Corumbá/MS sobre a suposta prática de trafico exercido com veículos de grande porte (caminhões e carretas), os quais se utilizariam de compartimentos previamente preparados para acondicionamento de entorpecentes (conhecidos popularmente por “mocós”). Consta nas investigações do SIG que os referidos veículos levariam drogas para várias partes do estado e país, configurando um verdadeiro “consórcio de cocaina”. Há aproximadamente um mês e meio, os Policiais Civis do SIG passaram a monitorar as transportadoras de e estacionamentos de carretas e caminhões, no intuito de identificar proprietários e funcionários de tais empresas. No decorrer das investigações, verificou-se veículos que não pertenceriam as transportadoras ou empresas da cidade, e sim de indivíduos suspeitos “conhecidos por laranjas”.

No dia 7,(quinta-feira), o SIG realizou monitoramento ocular de um dos caminhões suspeitos, o qual deslocou sentido a cidade de Campo Grande/MS, por volta das 13h. Todavia, verificou-se que tal veículo não chegara ao seu destino, retornando a cidade de Corumbá no mesmo dia por volta das 21h30min. Diante de fortes indícios de que o veiculo não transportara qualquer carga, os investigadores  continuaram a realizar a campana até a sua saída no dia seguinte, por volta das 10h.

A equipe do SIG realizou acompanhamento tático, vindo a abordar o veículo carreta SINOTRUK, placa FPO-0058 (Bauru/SP) conduzido por Clorisvaldo Maria Silva. Após verificação minuciosa do veículo, o qual se encontrava já abordado pelo Posto da Polícia Militar de Miranda/MS pela equipe da Polícia Rodoviária Federal, que teve as informações repassadas pela equipe do SIG e auxiliou na contenção do veículo. No local, os Policiais verificaram a ausência da plaqueta de identificação da carreta junto á 5ª roda, levantando suspeitas. Após retirada parcial do assoalho, foi localizado 66 (sessenta e seis) tabletes pesando aproximadamente 69kg (sessenta e nove quilos) de substância análoga à cocaína. O condutor do veículo fora autuado em flagrante delito e encaminhado, sem lesões corporais, juntamente com os entorpecentes ao SIG para as providências cabíveis.