Geral

Batalha do Riachuelo será celebrada com Sessão Solene hoje, na Câmara

6 JUN 2018 • POR Kamilla Marques • 09h54
Data Magna da Marinha do Brasil será lembrada esta noite na Câmara - Ascom

A Batalha Naval do Riachuelo será celebrada nesta quarta-feira, 06 de junho, com uma Sessão Solene no Plenário da Casa do Barão de Vila Maria, na Câmara de Corumbá. O ato marca é uma realização conjunto das Câmaras Municipais de Corumbá e Ladário e acontece a partir das 19 horas.

Data Magna da Marinha do Brasil, a Batalha Naval do Riachuelo completa 153 nos no próximo dia 11 de junho, segunda-feira. A Sessão Solene será comandada pelos presidentes da Câmara de Corumbá, Evander José Vendramini Duran, e pelo presidente da Câmara de Ladário, Fábio Peixoto de Araújo Gomes, e contarão com as preseque estão convidando as autoridades das duas cidades pantaneiras, par prestigiar este acontecimento que celebra os 153 anos da Batalha do Riachuelo, que ocorreu no dia 11 de junho de 1865.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), considerado o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A importância da vitória do Brasil é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e a Batalha do Riachuelo inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Além disso, foi um desincentivo a possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.