Geral

Vereadores querem vacinação contra Hepatite A para trabalhadores da coleta de lixo

5 JUN 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h24
Gabriel e Chicão: cuidados com a saúde do trabalhador - Ascom

Está em tramitação na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que, se aprovado, vai beneficiar homens e mulheres que trabalham diretamente na coleta de lixo em Corumbá. A proposta foi apresentada na sessão de ontem, segunda-feira (04), pelos vereadores Gabriel Alves de Oliveira e Chicão Vianna.

A intenção é fazer com que o Município disponibilize a vacina para os trabalhadores que atuam no setor de limpeza pública, fazendo com que isso passe a fazer parte das ações públicas de saúde, garantindo o acesso universal de saúde de prevenção e proteção, devendo inclusive constar na documentação do funcionário, sem ônus para o mesmo.

Pelo Projeto de Lei, caberá ao Poder Executivo programar e promoverá campanhas de esclarecimento à população sobre a Hepatite "A", suas formas de transmissão e prevenção, divulgando-se de forma ampla através dos veículos de mídias da cidade.

Além disso, os trabalhadores deverão ser informados das vantagens e dos efeitos colaterais da vacina, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação.

“Queremos que a vacinação contra a Hepatite A para as pessoas que trabalham diretamente na coleta de lixo, passe a constar nas ações públicas de saúde”, reforçou Gabriel, lembrando que se trata de uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus A (VHA), também conhecida como "hepatite infecciosa".

“Essa doença provoca inflamação e necrose do fígado, é transmitida pela via fecal-oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados ou, diretamente de outra pessoa. Silencioso e letal, o vírus pode permanecer 20 anos no organismo sem dar nenhum sinal, e pode provocar cirrose hepática ou câncer”, continuou.

Chicão, por sua vez, acentuou que a coleta de lixo coloca os trabalhadores em risco, já que esta é uma das formas de contaminação. “Por isso mesmo estamos propondo esta lei, justamente como forma de prevenir a doença por meio da vacinação disponibilizada pelo Poder Público”, explicou.