Geral

Vereador solicita informações sobre obras do PAC das Cidades Históricas

4 JUN 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h43
Igreja Nossa Senhora da Candelária e ILA, dois prédios históricos incluidos no PAC - Divulgação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini, está solicitado informações junto à Prefeitura, sobre o atual estágio das obras e projetos do PAC das Cidades Históricas. O pedido foi feito por meio de requerimento durante sessão do Poder Legislativo e encaminhado ao diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, Joilson Cruz.

Em sua solicitação, o vereador lembrou que o Município foi contemplado pelo Governo Federal com R$ 19,6 milhões para aplicar em obras de restauração e requalificação do patrimônio público. Dez projetos foram aprovados e, até o momento, somente dois foram executados, a requalificação do Jardim da Independência e da Praça da República. Um terceiro projeto iniciado foi a ligação da parte alta com a parte baixa, no centro, foi iniciado, mas as obras estão paradas.

“São informações importantes para acompanharmos o andamento das obras, quais as dificuldades que estão sendo encontradas, no sentido de buscarmos apoio junto aos nossos representantes em Brasília para acelerar os processos”, citou Evander.

Os 10 projetos contemplados pelo PAC foram: Requalificação do Jardim da Independência e da Praça da República (já executados); ligação da parte alta com a parte baixa (Porto Geral), paralisada; restaurações do prédio da Antiga Prefeitura, do prédio do antigo Hotel Internacional, da Casa do Artesão (antigo presídio), do casarão da Comissão Mista, da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), da Igreja Nossa Senhora da Candelária e do antigo Mercadão (a requalificação da Praça Uruguai faz parte do mesmo projeto do antigo Mercadão).

Transporte

Por outro lado, o vereador está solicitando ao diretor da Viação Cidade Corumbá, Youssef Younes, uma lista contendo os locais onde são vendidos os cartões de vale transporte, tanto nos bairros como na área central da cidade. Ele explica que é preciso maior divulgação dos postos de venda para que os usuários possam ter acesso a esse serviço disponibilizado.

Evander sugeriu também à empresa e à Prefeitura, a implantação de um terminal de ônibus na Praça Gilsano Albuquerque, no bairro Popular Nova, que servira para "ampliar a oferta de infraestrutura de embarque e desembarque dos ônibus que circulam em Corumbá”, melhorando a qualidade dos serviços de transporte público e mobilidade urbana com a integração dos terminais.