Geral

Polícia Federal discute migração e tráfico de pessoas

23 MAI 2018 • POR Assessoria Polícia Federal • 17h48
Reunião aconteceu no início desta semana - PF

Na última segunda-feira, 21, a Policia Federal de Corumbá coordenou uma reunião entre órgãos municipais e federais com o intuito de buscar soluções para a crescente demanda migratória de haitianos na cidade.

Nos últimos meses, ocorreu significativo ingresso de estrangeiros em Corumbá, especialmente haitianos, que chegam pela Bolívia com o desejo de viverem no Brasil, após deixarem sua terra natal e por vezes, sem abrigo e alimentação, recorrem a casas de assistência na cidade em busca de ajuda.

Participaram da reunião representantes da DELEMIG (Setor de Imigração da Polícia Federal) vindos de Campo Grande, da Procuradoria Geral da República em Corumbá, da Secretaria de Assistência Social de Corumbá e da Pastoral do Migrante e do Comitê Estadual para o Combate ao Tráfico de Pessoas. O amplo diálogo buscou atender as demandas e recomendações de todos os órgãos presentes, pela otimização do atendimento e acolhimento dos imigrantes que se encontram em situação de vulnerabilidade.

As soluções propostas serão implementadas de imediato para todos os imigrantes que já se encontram na cidade e deverão ser mantidas no caso de novas ocorrências migratórias semelhantes. As entidades de Assistência Social municipais farão a identificação e orientação dos imigrantes que estão em situação irregular e agendarão junto a Polícia Federal o atendimento em ordem prioritária, segundo a necessidade verificada.