Geral

Moradores reclamam de poluição e vereador pede providências às autoridades

23 MAI 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h26
Moradores reclamam dos resíduos que estariam sendo lançados pela usina - Divulgação

Moradores do Bairro Industrial estão solicitando providências em relação aos resíduos provenientes da produção de ferro-ligas, por parte da Granha Ligas, indústria instalada na antiga estrada do Urucum, onde funcionava a antiga Usina Ferro-Ligas Corumbá.

A reclamação gerou discussão na Câmara de Corumbá, com o vereador Tadeu Vieira solicitando por meio de requerimento em regime de urgência, providências por parte dos órgãos competentes, no sentido de resolver o problema.

Segundo Tadeu, os moradores estão reclamando da poluição e que, diariamente, resíduos industriais acabam atingindo as residências existentes na região que “ficam forradas de um pó preto que, além de sujar as casas, está trazendo prejuízos à saúde das pessoas, em especial das crianças e idosos, pincipalmente no que se refere ao sistema respiratório, além de outros órgãos do ser humano”, enfatizou.

Diante da situação, o vereador solicitou envio de expediente à promotora Ana Rachel Borges de Figueiredo, da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, bem como à diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Claudia Moreira Boabaid, pedindo providências em relação ao caso.

Pavimentação

Também em atendimento a reivindicações da comunidade do bairro, Tadeu está solicitando ao prefeito Marcelo Iunes, a execução de obras de drenagem e pavimentação asfáltica ou Lajotamento, das vias existentes naquela localidade, especialmente a principal que passa em frente à Granha Liga, a Rui Barbosa, que liga entrada da cidade ao Previsul.

“Essa via é muito movimentada. Por ali trafegam veículos de todos os portes, levantando muita poeira durante períodos de seca, afetando a saúde das pessoas, além de outros problemas”, explicou o vereador.

Em outra solicitação, dessa vez direcionada ao gerente regional da Sanesul de Corumbá, Eduardo Zinezi Duque, pediu providências em relação à falta de água no Bairro Industrial. “É um problema que precisa ser resolvido. Os moradores não suportam mais viver com a falta desse líquido precioso e indispensável a nossa saúde”, cobrou.