Geral

Consultor de Segurança realiza palestra sobre Segurança Pública

22 MAI 2018 • POR Redação • 12h11
Assessoria de Comunicação PM

Na tarde de segunda-feira (21), o consultor de segurança da empresa Vale de Mineração, senhor José Mariano Benincá Beltrame realizou uma palestra sobre Segurança Pública aos militares do Curso de Formação de Cabos (CFC), ao efetivo do 6ºBPM e a convidados.

Beltrame, é natural de Santa Maria – RS, formado em direito, em administração pública e de empresas, especializado em inteligência estratégica na Escola Superior de Guerra. Em 2007, assumiu a Secretaria de Segurança do estado do Rio de Janeiro, foi um dos idealizadores do projeto Unidade de Polícia Pacificadora, as UPP’s no RJ e um dos principais articuladores da operação de invasão do Complexo do Alemão no RJ.

Na palestra estiveram presentes, além do efetivo do 6ºBPM e alunos do CFC, as seguintes autoridades: Ten. Cel. César Freitas Duarte, Sec. Especial de Segurança Municipal, Cap. Cleiton Douglas da Silva, Comandante da agência Municipal de Trânsito de Corumbá, Cap. Diego da Silva Ferreira Rosa, Comandante da 2ª Cia de Polícia Militar Ambiental ,Tenente Rodrigo de Araújo Lima, representando o Ten. Cel. André Delai Rufato, Comandante do 3] Grupamento do Corpo de Bombeiros, entre outras autoridades.

Beltrame foi enfático ao dizer que aparentemente Segurança Pública deixou de ser prioridade pra o Estado Brasileiro, tendo em vista a proporção em que se encontra a violência, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o território nacional. No entanto, buscou motivar a todos os presentes dizendo: “ Não desistam, sejam otimistas. O momento de buscar melhorias é agora, de criar projetos, apresentar propostas que possam melhorar a Segurança Pública. ”

Em suas palavras, José M. B. Beltrame dialogou sobre diversos temas envolvendo a segurança pública, a valorização do policial, reestruturação das instituições, surgimento de facções, tráfico de armas e drogas e ainda, a ocupação e retomada do morro do Alemão no Rio de Janeiro, envolvendo cerca de 2500 policiais, tema esse que chamou bastante a atenção dos presentes.

Por fim, outro tema que levantou um breve debate, foi sobre a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora, as UPP’s, que por sua vez, foram idealizadas com o intuito de ocupar e neutralizar a criminalidade nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, possibilitando que seus moradores tivessem maior sensação de segurança.