Geral

Num Brasil sobre rodas

22 MAI 2018 • POR José Carlos Cataldi • 08h14
Estimativa de 19 mil caminhões e carretas paralisadas - Exame

 Dessa vez o barramento que se repete nas estradas não é baderna. Caminhoneiros protestam contra aumentos sucessivos do óleo diesel. A gasolina subiu pela 12ª vez só este mês. Economistas ponderam que isso é muito grave, num Brasil que se movimenta sobre rodas. Reflete em todos os preços. Ameaça a colheita e a produção agrícola.

Depois da porta arrombada, Michel Temer veio com a tentativa da tranca. Convocou reunião para discutir alta dos preços e redução de impostos incidentes. O encontro, ontem, não chegou a lugar algum.

O Ministro da Fazenda mostrou-se reticente quanto à mudança da tributação. Tem outro aumento previsto para esta terça-feira, entre ministros e dirigentes da Petrobrás. Novos bloqueios de rodovias estão acontecendo pelo país, também.

Nesta segunda-feira (21) Caminhoneiros bloquearam rodovias e até avenidas importantes como a Marginal Pinheiros, em São Paulo; e artérias no Centro do Rio. Movimento tem adesão em 19 estados. No Mato Grosso do Sul a estimativa é de que 19 mil caminhões e carretas estão paralisados.

Líderes do movimento pedem adesão popular, frisando que a sociedade não deu causa ao rombo que a Petrobrás quer cobrir com o sacrifício do Povo.