Geral

Vereador pede exame para apontar contaminação por bicho-geográfico na areia do Jardim

11 MAI 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h31
Vereador pede análise da areia do parquinho para saber se está realmente contaminada pela larva - Divulgação

O vereador Paulo Bertini está solicitando à Prefeitura, a realização de exames e medidas preventivas diante dos casos de crianças contaminadas pela larva Migrans Cutânea, após contato com a areia do parque infantil localizado no Jardim da Independência.

A solicitação foi feita esta semana, durante sessão da Câmara Municipal, quando Bertini apresentou requerimento endereçado ao secretário de Saúde, Rogério Leite, e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, pedindo que sejam feitos exames da areia, para saber se está realmente contaminada pela larva conhecida popularmente como bicho-geográfico.

“Recebemos informações sobre essa situação, após as crianças terem tido contato com a areia do parquinho do Jardim. Por isso mesmo estamos solicitando que seja feita análise da areia, além de adoção de medidas necessárias para prevenção da doença, evitando surgimento de novos casos”, explicou.

A larva é transmitida pelas fezes de animais domésticos como cães e gatos que, além do bicho-geográfico, podem transmitir outras doenças. A preocupação de Bertini é justamente uma maior fiscalização para evitar a presença dos animais no interior do parquinho, além de outras medidas necessárias para evitar proliferação de doenças, inclusive de interdição temporária do parquinho.

Iluminação

Por outro lado, o vereador está solicitando ainda à Secretaria de Infraestrutura, serviços de manutenção do sistema de iluminação pública da Avenida Nossa Senhora da Candelária, trecho compreendido entre a Rua General Dutra até a região da Escola Gabriel Vandoni de Barros.

“Esse trecho está totalmente às escuras e isso tem causado transtornos aos moradores, bem como aos alunos, professores e outros servidores da escola. É preciso que seja executado o reparo necessário para garantir maior segurança a todos”, pediu.