Geral

Ações de projetos na Reme são discutidas em encontro na com prefeito

3 MAI 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h28
Técnicas do PAE/MAE, Jaqueline Pagung Ribeiro e Lucilene Barros, detalharam as ações em encontro com Iunes e Tadeu - Gisele Ribeiro/PMC

Detalhes das ações dos projetos de Práticas de Ações Educacionais (PAE) e Manutenção do Ambiente Escolar (MAE) foram apresentadas na quarta-feira, 02, pelas técnicas Jaqueline Pagung Ribeiro e Lucilene Barros, ao prefeito Marcelo Iunes, durante encontro no gabinete do Paço Municipal, que contou também com a presença do vereador Tadeu Vieira.

Os projetos são resultados da Lei Municipal 2.521, de 03 de dezembro de 2015, de autoria do vereador Tadeu, que responsabiliza aluno por atos de vandalismo em patrimônio escolar e destruição do mobiliário escolar.

Durante o encontro, o prefeito tratou de melhorias logísticas e operacionais para o desenvolvimento dos trabalhos dos projetos realizados pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a 7ª Promotoria de Justiça de Corumbá, que é responsável por feitos e procedimentos referentes à proteção da infância e juventude, do idoso e da pessoa com deficiência.

A Lei Municipal já está permitindo desenvolvimento de atividades previstas nos projetos e, juntas, as Práticas de Ações Educacionais e a Manutenção do Ambiente Escolar estão atendendo estudantes na faixa etária de 9 a 17 anos, de 16 escolas municipais urbanas e de cinco rurais.

A Prática de Ação Educacional é um conjunto de ações que visa prevenir a violência, criar a cultura da paz, corrigir atos de indisciplina e coibir as infrações de normas de convivência no âmbito escolar. Já a Manutenção do Ambiente Escolar, é um conjunto de ações que visa a prevenção e reparação de danos causados ao ambiente da escola.

“Temos essa preocupação, até pelas reclamações de diretores, coordenadores, professores que sofrem no dia a dia, dentro da sala de aula, as consequências do mau aluno. Criamos essa lei, e não é no sentido de punir castigando, mas ensinando. Se sujou a parede, vai limpar a parede; riscou a carteira vai limpar a carteira, rasgou o mapa vai arrumar o mapa. Caso contrário, seus pais serão chamados e responsabilizados. É esse trabalho que o PAE e MAE fazem. O prefeito nos garantiu toda estrutura para esse trabalho”, disse o vereador Tadeu Vieira

Iunes destacou que o Município está definindo uma instalação adequada para as técnicas do PAE/MAE desenvolverem suas ações, bem como define as tratativas para o repasse de ônibus para transporte dos alunos atendidos pelo programa e deslocamento dos servidores que atuam nas atividades das Práticas de Ações Educacionais (PAE) e Manutenção do Ambiente Escolar (MAE). também acompanharam a reunião o chefe de gabinete Fábio Luiz Pereira da Silva e o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura).