Geral

Câmara aprova Projeto de Lei que obriga presença de odontólogos em UTIs

25 ABR 2018 • POR Assessoria de imprensa • 15h47
Foto: Divulgação - Pelo projeto, UTI da Santa Casa de Corumbá terá que ter um cirurgião-dentista na UTI

A Câmara Municipal aprovou na sessão de ontem, terça-feira (24), Projeto de Lei de autoria do vereador Yussef Salla, que torna obrigatória a presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) existentes na cidade, como em hospital público ou privado, para os devidos cuidados da saúde bucal dos pacientes internados.

O Projeto estabelece que nas UTIs será obrigada a presença de um cirurgião-dentista, enquanto nas demais unidades, profissionais de odontologia com qualificação para atuar na área.

“Os pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo precisam receber cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas”, ressaltou o vereador.

Ele explica que o atendimento específico visa manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções perimplantares, as estomatites e outros problemas bucais.

“Além disso, o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe”, justificou, citando que a presença desse profissional vai reduzir o período de internação nas UTIs, abrindo vagas e reduzindo gastos.