Geral

Município de MS vive surto da febre chikungunya

17 ABR 2018 • POR G1 • 10h32
Município de MS vive surto da febre chikungunya, afirma saúde - TV Morena/Reprodução

Mato Grosso do Sul está com 33 casos de febre chikungunya registrados este ano. Destes, 15 foram registrados em Dourados. Segundo a secretária de saúde do estado, o município vive um surto da doença. Outros 54 casos foram notificados e estão sendo investigados.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, Rosana Alexandre, a situação realmente preocupa, já que 80% dos casos foram registrados em março deste ano.

"Provavelmente foi uma área, uma localidade do tropical, um imóvel abandonado que foi informado que havia muito foco e fomos até lá, através da entrada forçada, fizemos todo o trabalho, todo o reconhecimento. A partir daquele momento, fizemos o controle da doença, mas, infelizmente algumas pessoas foram contaminadas", afirmou.

Imóveis fechados, ainda conforme a coordenadora, são alvos por conta da proliferação da doença. "Pela lei municipal n° 3.965, temos o direito a entrada com a ajuda de um chaveiro. E, caso a gente encontre, verificamos o foco, eliminamos e também adicionamos o larvicida", explicou Rosana.

A rotina do CCZ com ações pontuais mecânicas, químicas, trabalho educativo e informação à população, que também precisa ficar em alerta. "Provavelmente onde há mato, onde há lixo, onde há entulho, ali pode conter água parada e começa a manifestação, a proliferação do vetor".

O telefone do CCZ do município para denúncias é 67 3411 - 7753.