Geral

Mesa redonda e cine debate marcam a Semana de Luta pela Educação Inclusiva

12 ABR 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h26
Professora esteve na Câmara e abordou a Educação Inclusiva - Ascom

Após aprovação de Projeto de Lei pela Câmara Municipal de Corumbá que institui o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, a semana dedicada ao tema será encerrada na sexta-feira, 13 de abril, com uma mesa redonda e cine debate na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal.

As atividades marcadas para esta semana serão em dois momentos. O primeiro será entre 13h30 às 17 horas, um cine debate com apresentação do filme “Extraordinário”, no Auditório da UFMS, Sala H 108, Rua Rio Branco. Já à noite, das 19 às 20 horas, Mesa Redonda “A Psicologia na Educação e o respeito à Diversidade: Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva”. O evento será no mesmo auditório da UFMS.

A programação está a cargo do curso de Psicologia da UFMS – Campus Pantanal, por meio do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva. Na última terça-feira, a professora Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini, do curso de Psicologia da UFMS, com Mestrado em Educação, Pós-graduada em Educação Especial pela UCDB, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIGRAN, esteve na Câmara e fez uma explanação sobre a importância da Educação Inclusiva para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento do Espectro Autista e Altas Habilidades.

Na oportunidade ela agradeceu a Câmara peça aprovação do Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva que deve ser sancionada pelo Poder Executivo nos próximos dias; elogiou o vereador Manoel Rodrigues, autor da proposta, e convidou os vereadores para as atividades de sexta-feira.

Lembrou que Corumbá é a segunda cidade do Brasil a municipalizar a data (14 de abril) que foi criada pelo Sistema de Conselhos do Conselho Federal de Psicologia. Citou que em 2013, quando ainda estava em Ladário, iniciou as articulações em torno da data, e em 2014, o Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva elaborou um projeto da Semana de Luta pela Educação Inclusiva, cujas comemorações seguem até hoje.