Geral

Corumbá prejudicada por falta de um deputado

2 ABR 2018 • POR José Carlos Cataldi • 11h42
Nos assentamentos de Corumbá o trabalho é braçal - Sylma Lima/Capital do Pantanal

Por não ter deputado estadual nem federal, Corumbá é preterida nas distribuições de verba pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato a reeleição, embora péssimo na pesquisa, e com alto índice de rejeição.

Azambuja e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet (PT) selaram acordo para beneficiar pequenos produtores em bases políticas dos dois parlamentares, em busca de votos em Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Batayporã, Guia Lopes da laguna, Mundo novo, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sonora, Terenos e Três Lagoas. Cada deputado destinou R$ 2,5 milhões em emendas orçamentárias a cada município. Mas, Corumbá e Ladário ficaram de fora, por não terem deputados que os defendessem.

Ruiter Cunha tinha planos para fazer representantes na ALEMS e em Brasília. Idéia era ver quem de fato tinha chances virtuais nas pesquisas, e, com isso eleger um ou dois estaduais e um federal. Mas bastou que Ruiter morresse para que surgirem ambições individuais. Dessas que acabam por permitir a vinda de aventureiros do voto, do tipo que não têm compromisso algum com a Região. Levam os votos e deixam promessas vãs.

Avaliação é de que Paulo Duarte, que já foi prefeito e tem o apoio de Andre Puccineli, terá eleição assegurada se contar com apoio de uma frente parlamentar municipal. Tem grande chance de eleição se sair de Corumbá com 40 mil votos, pelo menos; por ter votos também em outras cidades, graças ao desempenho que teve como secretário do ex-governador Zeca do PT. Outro com chances de chegar à Câmara Federal é o ex-prefeito e ex-deputado Eder Brambila.

Se Reinaldo Azambuja, Zeca do PT e Vander loubet tivessem incluído Corumbá no rateio desta verba, os produtores locais também poderiam ter condições de criar uma central de distribuição em favor aos pequenos produtores, fixando-os no campo em projetos de agricultura familiar com patrulhas agrícolas. Mas os corumbaenses perderam mais uma vez por não terem deputados.

Saiba mais

O governador Reinaldo Azambuja e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet selaram parceria que garante R$ 10 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. O recurso será utilizado para compra de equipamentos agrícolas e construção de centrais de comercialização de produtos em 12 municípios. No dia 27/03, os três se reuniram com prefeitos e representantes das cidades para reforçar a garantia dos investimentos.

Encontro que selou a parceria . Materia e foto  publicada no portal do Governo do Estado de MS.