Geral

Agesul bloqueia entrada de acesso ao Pantanal

29 MAR 2018 • POR Campo Grande News • 10h30
Caminhoneiros estariam desrespeitando a orientação do uso de rotas alternativas; Problema no trecho se arrasta há 2 semanas devido estragos da cheia - Edemir Rodrigues/Governo do Estado

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) mantém o alerta sobre as condições de tráfego na MS-184, conhecida como Estrada Parque, entrada para o Pantanal. A via corre risco de ser bloqueada, caso os caminhões com bois ou outras cargas continuem passando pelo trecho. A orientação para acesso à região abrange rotas pela BR-262, MS-432 (distrito de Albuquerque) e MS-228. O tráfego na MS-184 está autorizado apenas para veículos pequenos (caminhonetes e de passeio), conforme o chefe da Agesul em Corumbá, Luiz Mário Anache. Segundo ele, o problema se arrasta há duas semanas devido aos estragos causados pela cheia dos rios Aquidauana e Miranda.

Uma das pontes (de vazão) de madeira, a nº 4, está danificada, e a água corrente sobre a estrada afetou a pista, principalmente em trechos sem cascalho.

O técnico da Agesul explica que a passagem de caminhões agrava a situação, que já é crítica em alguns trechos com o surgimento de bitolas e buracos.

Na altura da porteira de entrada da fazenda São Bento, dois veículos pesados e não carregados ficaram retidos em atoleiros e a tendência é a interrupção da pista caso permaneça o tráfego de caminhões. “Trechos de cascalhos também foram lavados pela água e não suportarão essa pressão”, disse.

Suspensão - No dia 16 de março, a Agesul decidiu suspender o tráfego de caminhões na MS-184 com a chegada das águas do último transbordamento dos rios Aquidauana e Miranda, que cobriram parcialmente a estrada.

A Agência orientou os caminhoneiros a usarem o desvio pela MS-432 (entrada pela BR-262, 10 km após a ponte sobre o rio Paraguai) até a MS-228, que se interliga à MS-184 na região conhecida como Curva do Leque. A medida continua em vigor.

Fluxo de turistas - Com a aproximação do feriado da Semana Santa, o Governo do Estado realiza há uma semana serviços de raspagem para manutenção da pista da MS-184, no trecho entre o entroncamento com a BR-262 e MS-228, para atender, em especial, o acesso de veículos pequenos às fazendas e o fluxo de turistas, que deve aumentar neste fim de semana às pousadas e pesqueiros. A manutenção é importante para impedir também maiores danos à estrada, segundo a Agesul.