Geral

Reativação do Conselho Antidrogas é solicitado na Câmara

23 MAR 2018 • POR Câmara de Corumbá • 08h44
Em Corumbá, vereador pede reativação do COMAD - Divulgação

A reativação do Conselho Municipal sobre Drogas de Corumbá (COMAD) está sendo solicitada pelo vereador André da Farmácia ao prefeito Marcelo Iunes. O pedido ocorreu durante sessão da Câmara de Vereadores e contou com o apoio de todos os demais pares do Poder Legislativo.

André informou que, por estar desativado, a cidade tem deixado de realizar uma série de ações voltadas ao combate e prevenção às drogas, inclusive no que se refere a aplicações de recursos financeiros e até mesmo de captação de verbas junto ao Governo Federal, para desenvolvimento de programas e projetos, como também de apoio as instituições que trabalham com este setor na região.

O vereador lembra que o COMAD está desativado e que isto tem prejudicado o desenvolvimento de uma política na cidade, como ações de repressão ao uso indevido, ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de substâncias entorpecentes e drogas que causam dependência física ou psíquica, bem como de prevenção ao uso indevido desses mesmos produtos, e programas e projetos relacionados ao tratamento, recuperação, reinserção social de dependentes e acompanhamento de familiares.

O Conselho Municipal sobre Drogas de Corumbá é um órgão colegiado instituído pela Lei Municipal nº1.048/89. Constitui um órgão consultivo, normativo e deliberativo, que se integra à ação conjunta e articulada dos órgãos dos níveis estadual e federal que compõem o Conselho Nacional de Políticas sobre drogas.

Casa Lotérica

Por outro lado, André está solicitado ao Superintendente regional da Caixa Econômica de Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso Lima, a instalação de uma Casa Lotérica na parte alta da cidade, no Bairro da Nova Corumbá.

O pedido foi feito por meio de requerimento com cópia para o gerente geral de Corumbá, Marcelo Sigarini da Silva, e ao prefeito Marcelo Iunes. “Anos atrás, uma Casa Lotérica foi implantada na Nova Corumbá, mas acabou mudando para mais próximo ao centro. Nossa intenção é fazer com que ela retorne ao local de origem, ou mesmo que se implante uma nova na região para atender os moradores da parte alta”, afirmou.

Já à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), o vereador está pedindo providências em relação ao vale transporte das crianças que integram o projeto Dom Bosco. “Elas cumprem horário integral e quando saem à tarde, não conseguem usar o passe, que funciona até o meio dia, e acabam indo a pé para casa”, explicou.

Solicitou ainda à Secretaria de Infraestrutra e Serviços Públicos, a recuperação do pavimento da Rua Sete de Setembro, entre Gonçalves Dias e Duque de Caxias, trecho que tem apresentado muitos buracos, dificultando o tráfego de veículos.

Ainda à mesma pasta, o vereador solicitou implantação de calçadas na Rua Ciriaco de Toledo entre as Ruas Paraná até Rua Paraíba, parte alta da cidade; na 21 de Setembro entre as Dom Pedro II e Rio Grande do Sul, no Bairro Popular Nova; implantação de redutor de velocidade no Anel Viário, limpeza e iluminação pública nas imediações do Conjunto Corumbela II; e banheiros químicos no pátio da Rede Ferroviária, utilizado pelas auto-escolas para as provas para condutores de veículos, habilitação.