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Luz e telefone: Tarifas e serviços que enojam em Corumbá

19 MAR 2018 • POR Sylma Lima • 10h52

Na lista do Procon de Corumbá a Energisa é a quinta empresa com maior índice de reclamações, em primeiro é a OI e por incrível que pareça a operadora de telefonia celular Vivo, que presta o pior serviço e pior atendimento, é a segunda colocada na listagem das dez primeiras, que lideram as denuncias por abuso e quebra de regras estabelecidas no código de Defesa do Consumidor.  As ligações feitas pela operadora não completam, caem e ficam inaudíveis. Apesar de diversas ameaças de multas pela péssima qualidade no serviço em Corumbá, a concessionaria nada faz para mudar essa realidade. E que clientes da Vivo continuam inacessíveis. O diretor do Procon Alexandre Taques disse que é necessário que os clientes formalizem as reclamações para que tenha  argumento, “mas já abrimos um inquérito administrativo e estamos tomando as providencias necessárias. A empresa garantiu que até Abril anuncia as melhorias” .

Luz

Quanto a Energisa, o Capital do Pantanal, recebeu centenas de reclamações de cortes sem comunicado prévio, e o pior é pessoas aposentadas, que ganham um salario mínimo, e por necessidade de saúde usar um aparelho de ar condicionado pagar mais de R$ 1100 de conta mensal. O mesmo valor pago por grandes estabelecimentos conforme denunciou a filha de uma aposentada que não sabe mais a quem recorrer, “ minha mãe não usa aparelhos respiratórios, mas é cega e paciente que não anda e usa fraldas, por isso mantemos um ar ligado no período mais quente e ao anoitecer, mas nada que justifique uma conta de mais de R$ 1100”, disse Ianir  Couto explicando que já tentou falar com a empresa através da assessoria de imprensa e inclusive com o Procon mas nenhuma providencia foi tomada, "ela gasta mais de R$ 700,00 com medicamentos. Depois tem as despesas alimentares, água e higiene. Como vai pagar tudo isso, se o salário não dá para pagar nem a conta de energia?", e pior disse a dona de casa, “essa semana vieram efetuar o corte e tivemos que suplicar para que o fizessem pois os medicamentos são armazenados numa geladeira e vieram sem mandar notificação por escrito” .

Gato

A conta de energia elétrica em Corumbá é uma das mais caras do Brasil, e a justificativa da empresa é que a cidade é pequena, “ se fosse maior a tarifa seria reduzida devido ao aumento no numero de imóveis” . Enquanto ninguém toma providencias a população de uma das cidades mais quentes do país continuará enriquecendo a milionária companhia energética. E nos bairros extremamente carentes que deveriam gozar do beneficio da tarifa social continuam liderando o ranking dos ‘gatos’. Desnecessários se houvesse mais vontade política para cobrar das empresas o chamado 'processo mitigatório'.

Pesquisa

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou a lista de empresas com maior número de reclamações em 2017. Denominada de Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamações, a relação abrange o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2017.