Geral

Explosão de panela de pressão causa queimaduras e deixa vítima sem enxergar

8 MAR 2018 • POR Gesiane Medeiros • 08h41
Os Bombeiros alertam para os cuidados com o uso da panela de pressão. - Divulgação/Bombeiros

Homem de 38 anos, morador da rua Barão de Melgaço, identificado pelas iniciais S.M. de 43 anos sofreu queimaduras no rosto e alegou não estar enxergando após ser atingido por líquido quente em explosão de panela de pressão. O acidente ocorreu por volta das 12h15 desta quarta-feira (7).

Vizinhos socorrem a vítima e o levaram para atendimento médico antes mesmo da chegada dos Bombeiros, que vistoriaram o imóvel e constatou que não apresentava danos estruturais, apenas o fogão e a panela de pressão ficaram danificados.

O impacto da explosão destruiu parte do fogão. Foto: Divulgação/Bombeiros

Os Bombeiros recomendam algumas regras básicas de segurança para evitar acidentes domésticos com a panela de pressão.

Compra: Antes de qualquer regra de segurança você deve saber que é muito perigoso a compra de panelas de pressão em ambulantes, pois não temos como saber a procedência e se ela foi testada corretamente. Procure comprar em lojas que possam te fornecer uma nota fiscal e o mais importante é conferir se a panela contem o selo do inmetro, pois isso significa que ela foi testada, aprovada e não apresenta riscos.

Capacidade: Leia o manual e descubra qual a capacidade que você deve usar da sua panela, uma panela cheia demais pode entupir a válvula o que é extremamente perigoso. Ex: Em uma panela com capacidade de 5 litros deve ser usado apenas 3 litros aproximadamente.

Problemas na Válvula: Se sua panela não estiver soltando pressão, pode indicar algum entupimento e para resolver esse problema será necessário retirar a pressão de forma manual ou com o auxilio de um garfo ou faca levantando delicadamente a válvula para liberar a pressão.

Lavagem: Ao lavar certifique-se de que toda a gordura e resíduos foram removidos pra não correr o risco de obstruir a válvula, outra coisa importante é higienizar a borracha da tampa e guardar separada da panela, pois quando junta ela pode lacear. Observe também sempre a data de validade de sua borracha e se apresentar rachaduras ou sinais de ressecamento ela deve ser trocada.

Cuidados diários: Confira sempre se a válvula esta funcionando, ou seja, se ela esta soltando pressão, se ela de repente ela parar de fazer barulho desligue o fogo e espere a panela esfriar.

Assim que a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo já que ele a água dentro não vai aumentar de temperatura não é necessário a chama alta.

Se começar a soltar vapor pela lateral (borracha) troque, pois ela esta danificada.

Não permita crianças na cozinha quando a panela estiver no fogo.

NUNCA ABRA A PANELA SEM QUE TODA PRESSÃO TENHA SAÍDO.