Geral

Ponte inaugurada há 4 anos desaba após chuvas e prejudica produção de soja e transporte de boi em MS

1 MAR 2018 • POR G1 • 09h07
Ponte sobre Rio dos Velhos, em Jardim (MS), desabou parcialmente no dia 19 de fevereiro - Segov

O desabamento parcial da ponte de concreto sobre o Rio dos Velhos, em Jardim, município a 217 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, após fortes chuvas no mês de fevereiro, prejudica o escoamento de grãos e transporte de boi gordo. A estrutura foi inaugurada em 2014 e custou R$ 897.440,70.

A prefeitura de Jardim interditou o tráfego de veículos há uma semana. A ponte liga a estrada vicinal que dá acesso à área serrana, distante 25 quilômetros da cidade. Segundo a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a correnteza do rio deslocou um dos blocos da ponte de concreto.

As análises preliminares, de acordo com o órgão da Secretaria Estadual de Infraestrutura, apontam que houve afundamento de um dos jogos de esteio de sustentação da ponte e rompimento da cabeceira.

Conforme o Sindicato Rural, na região ficam 20 propriedades e dois assentamentos rurais, onde vivem cerca de 600 pessoas. Após o incidente, para passar pela ponte é necessário transitar dentro do rio, prejudicando o escoamento da produção de soja, que está sendo colhida, e a saída do gado em pé para os frigoríficos.

Como medida paliativa, a prefeitura vai iniciar a recuperação e cascalhamento da estrada que corta o banhado da região conhecida como Água Amarela, para garantir a passagem de caminhões com soja e boi.

A família de agricultores que arrenda a Fazenda Ribalta há três anos esperava lucrar bem ao estimar colher mais de 20 mil sacas de soja. A propriedade próxima do rio. “Se a gente não conseguir sair com essa soja, vamos à falência. Investimos tudo que tínhamos numa lavoura de 400 hectares e não colhemos 10% por falta de local para armazenar. Estamos desesperados”, conta o lavrador Felipe Decarli, de 25 anos.

Apuração

A Agesul abriu processo para contratar técnicos que vão periciar a ponte sobre o Rio dos Velhos, para definir as causas e convocar a empreiteira responsável pela obra para refazer a parte que desabou.