Geral

Haitiana morre após ser detida com documentos falsos em Corumbá

27 FEV 2018 • POR Sylma Lima • 08h31

Na madrugada de sexta-feira, dia 23/02, a Polícia Federal de Corumbá realizou a prisão em flagrante de três mulheres estrangeiras de origem haitiana em um ônibus intermunicipal por portarem documentação de imigração falsificada para ingressarem no Brasil. Após os procedimentos na Delegacia, a Justiça Federal foi devidamente comunicada das prisões, que então agendou a audiência de custódia das estrangeiras para esta segunda-feira (dia 26/02) quando uma delas morreu..

Na manhã do sábado, uma das custodiadas queixou-se de dores nas pernas e foi conduzida ao Pronto Socorro Municipal, onde foi atendida e depois liberada com medicamentos e prescrição médica. Nesta segunda-feira, pela manhã, passaram por exames no IML e por volta das 14:20h, antes das audiências de custódia, a mesma custodiada queixou-se novamente de dores, quando foi acionado o SAMU para encaminhá-la ao atendimento. No Pronto Socorro permaneceu sob cuidados médicos até cerca de 19h, quando veio a óbito devido ao agravamento de seu quadro.

O corpo da estrangeira foi encaminhado para exames periciais no IML. As outras duas mulheres tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Justiça Federal e foram levadas ao Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá. A haitiana que morreu tinha 28 anos.  Somente o legista poderá determinar a causa da morte. A entrada de haitianos no Brasil, vindos pela Bolívia , tem se tornado frequente. A Polícia Federal tem intensificação ações para conter imigração ilegal.