Geral

’Xupeta’ faz arrastão com mais de 15 mil foliões

9 FEV 2018 • POR Sylma Lima • 11h48
A cada ano os blocos de ssujos aumentam - Sylma Lima/Capital do Pantanal

Um mar de gente por volta de meia noite desta quinta-feira, 08, desceu a Frei Mariano para a Avenida General Rondon. O arrastão do bloco de sujo mais irreverente do Centro Oeste Brasileiro, o ‘Xupeta’, contagiou a multidão. Foram mais de seis quadras de foliões ao som do trio elétrico com suas fantasias hilárias e uma alegria que só Corumbá tem.

Além do tradicional desfile de cordões, blocos oficias , ala das pastoras, bloco dos marinheiros e o maior desfile de escola de samba da região, se consolida também, com os blocos independentes que arrastam multidões independente de idade, provando que o carnaval corumbaense é o mais democrático do Centro Oeste Brasileiro.

Este ano o bloco novamente foi a atração da noite, o mais esperado e quando surgiu na Frei Mariano a multidão entrou no embalo e desceu junto. O ‘Xupeta’ surgiu há mais de 40 anos, e há 11 anos esta sob o comando de Samyr (Coalhada) e Viniicius Esnarriaga, Já há alguns anos grupo de amigos se reúnem e criam suas fantasias personalizadas fazendo o esquenta com open bar antes da descida do bloco. Este ano destaque para as ‘Princesinhas do Hotel’. Estabelecimento conhecido por ser ponto de encontro da juventude corumbaense. Fica na Rua América esquina com Antônio Maria. Outro grupo foi para o ‘Esquenta do Magrão’.

Estes pontos de ‘esquenta’ também faturam com  a venda de abadas e pulseirinhas para subir no trio elétrico. A estimativa de público foi em torno de 15 mil pessoas. No Xupeta os homens se vestem de mulheres e usam e abusam da imaginação. Nesta noite de sexta-feira,09, outro bloco de sujos que arrasta multidão é o ‘Cibalena’ , a ordem se inverte e as mulheres se vestem de homens.