Geral

Luciano Costa vai lutar por mais apoio ao corumbaense

22 JAN 2018 • POR José Carlos Cataldi • 08h05
Vereador quer mais apoio e vai cobrar das empresas a contrapartida social - Sylma Lima/Cpital do Pantanal

Além de conseguir ajuda financeira de R$ 840 mil para o Corumbaense, mediante emenda ao orçamento municipal, o vereador Luciano Costa (PT) espera motivar empresas locais, através de incentivos, para cumprirem a ‘responsabilidade social’ de prestigiar o Clube que engrandece o nome do município e orgulha uma nação de torcedores. Luciano diz que o ‘Carijó da Avenida’ é paixão de toda a população de Corumbá, e, em particular dele próprio, por ter sido jogador e preparador físico do clube que defende desde criança.

A idéia do vereador Luciano Costa, agora, é motivar empresas locais a seguirem o bom exemplo da Viação Andorinha, destinando verbas sociais para ajudar na recuperação do Estádio Arthur Marinho, bem como na formação de novos atletas, como alguns importantes revelados pelo Clube: “Saiu daqui, do Corumbaense, o Dionísio consagrado pelo Flamengo do Rio”, frisa o vereador.

Pelo Corumbaense também passaram outros craques que marcaram época, como contam torcedores mais antigos: Matateu, Titinho, Rutênio, Tota, Ramão, Delgado, Garrafinha, Edson Duarte, Cuiabano, Aires, Cavassa, Negão, Tiquira, Carlinhos, Ênio e outros. Hoje o grande craque é o atacante Tuia – Wanderson José da Cruz Miranda.

Corumbá acolhe empresas de porte como a Votorantim, Vale, Vetorial e muitas outras, que levam nossas riquezas naturais e poderiam apoiar projetos da cidade em contrapartida. No caso da Enersul, Luciano lembra que a empresa cobra talvez a tarifa de energia mais cara do país sem retribuir nada.

"O Corumbaense merece muito mais respeito do empresariado, da população, e, dos governos, estadual e municipal", destaca o vereador. É o time de futebol mais antigo em atividade no Centro-Oeste, fundado em 1 de janeiro de 1904. Luciano registra ainda que o grande ‘carijó’ impôs goleada de 5 a 1 ao Flamengo de Zico, em 1983, com o mesmo time que conquistou o campeonato estadual do Mato Grosso do Sul no ano seguinte, além de chegar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1985.

Recorrendo aos anais do clube, Luciano Costa também verifica a segunda maior goleada do futebol brasileiro, do Corumbaense sobre o Coxim por 23 a 1, placar superado apenas pelo jogo Botafogo 24 a 0 sobre o Mangueira, pelo campeonato carioca de 1909.

Luciano Costa frisa: “Este é o Corumbaense que orgulha nosso povo, novamente em boas mãos, na boa administração de Bosco Delgado. Temos que prestigiar nossas tradições, agora que depois de 33 anos de espera, o torcedor do ‘Carijó da Avenida’ ergueu a taça estadual de 2017 com 7 vitórias, 8 empates e apenas uma derrota, vencendo a grande final por 2 a 1 no Arthur Marinho e conquistando espaço para disputar a série ‘D’ do brasileirão, a Copa Verde, a Copa do Brasil e o estadual de 2018”.

E se for pra Libertadores? Pergunta atrevida do repórter. “Esse Carijó promete, canta forte”, conclui Luciano Costa. O Corumbaense jogou neste domingo,21 de Janeiro vencendo o Ceilandia por 3x1 deixando o time mais perto da classificação para as oitavas de final, no primeiro jogo do mata-mata da Copa Verde.

Fotos do tempo que o vereador treinava no clube. Arquivo pessoal