Geral

Fazenda Baía da Bugra em Porto Esperança é invadida por indígenas

23 NOV 2017 • POR Gesiane Medeiros • 10h48
Indígenas utilizaram carro cedido pelo Ibama à Funai. Foto: Divulgação

Mais uma invasão indígena acontece em terras sul-mato-grossenses, desta vez, no distrito de Porto Esperança, em Corumbá. A fazenda Baía Bulgra foi invadida no final do deia desta quarta-feira, 22, e há indícios que os indígenas planejam atacar mais oito propriedades na região. 

O grupo formado por 80 indígenas da etnia Kadiwéu estariam utilizando um veículo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), disponibilizado à Fundação Nacional do Índio (Funai) para controle de incêndios. 

Segundo o proprietário que não quis se identificar, os invasores deram o prazo de até amanhã de manhã para que a família deixasse a fazenda. "Falaram para retirarmos nossos pertences e sair. Ouvimos eles conversando que irão para outras propriedades e citaram os nomes Santa Márcia, Terra Preta, Baía dos Carneiros, no total umas oito". 

De acordo com números apresentados pelo site Correio do Estado, somente este ano, foram 123 propriedades invadidas no Estado, a maioria na região sul.