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Black Friday Fronteira deste ano teve movimentou R$ 1,7 mil

19 SET 2017 • POR Redação • 10h13
Mais de 120 turistas visitaram Ponta Porã e Pedro Juan Caballero em quatro dias de Black Friday. - Capitan Bado

Pesquisa realizada pelo IPF-MS em parceria com a Empresa de Consultoria Júnior FIP – MAGSUL, que aplicou os questionários, e com apoio do Sindicato Varejista de Ponta Porã, Associação Comercial de Ponta Porã e Câmara de Indústria Y Turismo (Pedro Juan Caballero, PY), levantou o perfil dos consumidores e de gastos durante a Black Friday Fronteira, entre os dias 07 e 10 de setembro, considerando uma margem de erro de 3% e 95% de confiança.

Uma das constatações é que o gasto do turista aumentou consideravelmente de 2014 para a edição deste ano, 2017. O valor médio gasto passou de R$1.398,00 em 2014 para R$1.756,94 em 2017, um aumento de 25,67%.

Entre os itens mais comprados destacaram-se eletrônicos (20,21%), perfumes (14,32%) e artigos de vestuário (10,58%). “Um dado importante é que 96,65% encontraram o que procuravam e 60,37% utilizaram o real. As expectativas de preços também tiveram efeito positivo, 54,37% dos consumidores se sentiram atendidos”, diz o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

A maioria dos turistas que participou da Black Friday Fronteira 2017 possui de 26 a 40 anos de idade (46,96%). Os meios predominantes de informação sobre a ação foram internet e facebook, citados por 37,17% e 27,09%, respectivamente, dos participantes da Black Friday. 

No que diz respeito a cidade de origem se destacaram Campo Grande, Dourados e Ponta Porã e entre os estados Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. A pesquisa também ouviu os consumidores sobre eventuais preocupações com a viagem e a maior parte deles, 40,6%, mencionou a segurança, enquanto 18,09% não demonstraram preocupação com qualquer aspecto e 17,92% mencionaram a fiscalização.

Entre os que aproveitaram outras modalidades de turismo, destacaram-se Cerro Cora (33,95% dos entrevistados) e Chacuru (32,1%).