Sicredi inaugura nova sede em Corumbá e busca mudança na lei para atingir entes públicos
1 AGO 2017 • POR Gesiane Medeiros • 10h22A nova sede da Cooperativa de Crédito Sicredi foi inaugurada na noite de ontem, 31 de julho, no cruzamento das ruas Frei Mariano e América, na região central de Corumbá. A instituição financeira foi fundada por 45 servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em agosto de 1988 e, atualmente está presente em 750 municípios do País, sendo cinco em MS. Autoridades da sociedade e da política participaram da inauguração considerada importante para a economia da cidade.
O Presidente do Sicredi União MS, Celso Ramos Regis, explicou durante seu discurso que agora busca apoio da bancada federal de MS para conseguir modificar a legislação, que impede abertura de contas na instituição por parte dos entes públicos. Para ele, a determinação é injusta para uma empresa que está presente em mais de 700 municípios no Brasil.
“A lei complementar 130, que disciplina o artigo 192 da Constituição Federal, que trata das instituições financeiras brasileiras, ao autorizar as cooperativas de crédito do Brasil a operarem no mercado, excluiu a possibilidade de os entes públicos abrirem contas. Temos 750 municípios no Brasil, e do Sicredi são 250, sendo cinco em Mato Grosso do Sul que só tem o Sicredi. É injusto, porque não dá a possibilidade do ente público de abrir ou não a conta”.
O documento que pleteia a mudança recebeu apoio do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha e também de Carlos Ruso, prefeito de Ladário e será encaminhado à bancada federal sul-mato-grossense.
Com informações da assessoria de comunicação da PMC