Geral

Missionários americanos, há mais de 30 anos, atendem comunidade carente de Corumbá e Ladário

21 JUL 2017 • POR Gesiane Medeiros • 11h51

Há mais de 30 anos realizando missões de cidadania e prevenção em saúde no Brasil, o pastor Carlos King, da cidade do Tennessee, nos Estados Unidos, trouxe desta vez, 29 missionários, entre médicos, enfermeiros e palestrantes para atender famílias carentes da região da Codrasa, parte do Cravo Vermelho e Cristo Redentor , na BR que liga Corumbá a Ladário, onde ficam até este domingo (23).

Pastor Carlos King, dos EUA, retorna em setembropara visitar ribeirinhos. Foto: Thethis Ibanez

A missão de paz iniciou no Brasil em 1986, um ano após quando o pastor afirmar ter recebido o chamado de Deus para o campo missionário. Ele participou da escola missionária em Campinas (SP), no ano de 85, onde aprendeu a falar português, e já no ano seguinte trouxe o primeiro grupo de voluntários para Campo Grande (MS)

A sede da igreja americana custeia o projeto do Ministério Evangélico dos Encorajadores Globais, nome ainda provisório, que traz uma equipe múltipla com profissionais e pessoas interessadas em fazer o bem. O pastor explica que não tem um número de vezes determinada que viajem para o Brasil durante o ano, “fazemos de acordo com a necessidade, já chegamos a viajar seis vezes durante o mesmo ano”. Segundo relato do líder religioso, o objetivo do projeto é que os voluntários ajudem com seus conhecimentos profissionais a principalmente alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde, indo ao médico regularmente, e da alma, através de uma religião.

A equipe possui múltiplos profissionais. Foto: Thethis Ibanez

As ações duram entre 10 e 12 dias, dependendo da disponibilidade dos missionários. Além dos médicos, enfermeiros, palestrantes e até jogadores de beisebol americanos, as parcerias com instituições brasileiras, como a Marinha do Brasil, também fazem a diferença. Médicos e enfermeiros da Marinha atuam junto com os missionários americanos no atendimento a ribeirinhos e comunidades carentes, com foco na prevenção de doenças.

“Em cada missão atendemos entre 150 a 200 pessoas diariamente, a vinda dos missionários é avisada pelas rádios e também nas igrejas, através dos pastores locais. Outra maneira, de mantermos contato é través das associações de moradores e pela secretaria de saúde dos municípios de Ladário de Corumbá”, aponta o pastor.

A Marinha é parceira dos missionários. Foto: Thethis Ibanez

“O Brasil tem bons médicos e, não queremos ficar no lugar deles, queremos que visitem os postos de saúde com frequência quando formos embora. A diferença pra mim, é que todos os nossos medicamentos são doados, entregamos o remédio na hora do atendimento, e os médicos brasileiros não são autorizados a fazer isso, não tem recursos. E quando passam a receita, nem sempre o paciente vai conseguir comprar”.

A missão fica na sede da igreja, na estrada da Codrasa até este domingo (23) e depois, os voluntários seguem de volta para suas residências em terras norte americanas. Em setembro, um novo grupo desembraca, desta vez para atender o povo ribeirinho.