Geral

Ação Penal sobre esquema de consignados contra Ruiter tem Delação Premiada

11 JUL 2017 • POR Sylma Lima • 08h40

Tramita no Tribunal de Justiça o processo contra o Prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira, e mais oito pessoas acusadas de desvio de dinheiro público da Prefeitura no esquema conhecido como “máfia dos consignados”.

Como Ruiter tem foro privilegiado, a ação penal foi deslocada para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Os outros envolvidos nos crimes de Corrupção e outros delitos são Wilson Roberto Fernandes Pereira, Enio Castelo, Luciano Silva de Oliveira, Cláudio Luiz Bravo de Almeida, Daniel Martins Costa, Gissele Maria Fernandes, Luiz Henrique Maia de Paula e José de Castro Matos.

Consta no processo que houve Delação Premiada por parte de alguns dos envolvidos, conforme pode-se verificar nos autos da ação penal nº 0803898-66.2014.8.12.0008 que corre no TJ/MS. Neste processo há a informação de que a Delação Premiada foi juntada aos autos que tramitava em ação cautelar nº 0007612-04.2013.8.12.0008.

 Os crimes variam de Corrupção, Peculato, Falsificação de Documentos e Associação Criminosa e o desvio seria em torno de R$ 9 milhões de reais. O processo ainda passará pelo crivo do Procurador-geral de Justiça e dos desembargadores que decidirão se aceitam ou não a denúncia do MP.A Polícia Federal investigou fraudes em folha de pagamento quanto e empréstimos consignados com envolvimento de várias pessoas do primeiro escalão do mandato anterior do Prefeito Ruiter Cunha entre 2009-2012.

Ruiter Cunha responde outro processo criminal por Peculato em ação que demora 10 anos. Nesse caso, ainda são alvos da ação penal o ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte, Nelinton Cardoso Braff, Ivanete Leite Martins, Ariosto Luiz Barbieri e Emídio Milas de Oliveira, sendo que fontes da Justiça informaram que o processo entrará logo em pauta de julgamento final, mas qualquer decisão caberá recurso.