Geral

Pai investe alto em sonho de filho goleiro e traz preparador profissional para Corumbá

10 JUL 2017 • POR Gesiane Medeiros e Sylma Lima • 09h32

Marcus Vinicius de 17 anos  sonha em ser goleiro profissional de futsal, e para alcançar o objetivo conta com o apoio e incentivo do pai, Rogilso, também apaixonado pelo esporte. O jovem ainda não faz parte de nenhum time na cidade, mas para conseguir uma vaga está treinando forte, o último e mais alto investimento está na consultoria com o preparador de goleiros, Ítalo Tanja, de Goiás, que chegou a Corumbá na última sexta-feira (7) e fica até quinta desta semana, contratado para treinar exclusivamente o atleta.

O treinamento acontece durante todo o dia e é intenso. Foto: Sylma Lima

Ítalo, que já veio a Corumbá em 2009, como jogador, numa disputa brasileira de seleções, da qual saiu campeão e, como preparador já fez parte dos times Goiás e Atlético Goianiense, hoje, divide seu tempo entre o trabalho de treinamento de futsal no Leopoldo Bulhões, time do interior de seu Estado, consultorias e curso para futuros atletas que desejam alcançar o alto rendimento. “Não é fácil chegar lá, principalmente para goleiros, o ‘cara’ que quer atingir o alto rendimento, precisa trabalhar dobrado, e goleiro é uma posição ingrata, quanto mais você rala, mas difícil é.”.

Ítalo fica em Crumbá por uma semana à disposição do jovem atleta. Foto: Sylma Lima

Ítalo viaja o Brasil realizando cursos para futuros atletas que buscam a excelência esportiva, como a realizada em fevereiro deste ano, quando houve a primeira turma em Goiás, com participação de goleiros do país inteiro e, já estão programadas outras duas, uma em São Paulo, dia 14 de outubro e outra no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de setembro, em Petrópolis.

Quem opta em ser atleta, deve treinar e investir na carreira desde cedo, mesmo assim o profissional explica que nos casos de crianças menores de 12 anos, a formação acontece com métodos lúdicos, “não posso exigir profissionalismo e tanta responsabilidade de uma criança, ele aprende a técnica brincando e a partir dos 12 anos, quando inicia a adolescência e a mente começa a mudar, o peso da responsabilidade chega e o treinamento fica ainda mais intenso”.

Da esquerda para direita, Marcus, Ítalo, Rogilso e o auxiliar Mário Ibanez. Foto: Sylma Lima

Marcus Vinicius, nosso personagem na matéria, vai receber a consultoria personalizada de Ítalo por uma semana, os treinos acontecem a portas fechadas na quadra esportiva de uma escola durante os turnos da manhã e da tarde. Ele representa tantos outros jovens do Brasil que sonham em ser o novo craque ovacionado pela torcida de um grande time. Suas chances, se depender do pai, serão enormes. O investimento na consultoria com ítalo Tanja, é alto. “Descobri o Ítalo através das redes sociais que meu filho sempre acompanha, gostei do trabalaho dele e entrei em contato por telefone. Todas as despesas são por minha conta, desde passagens aéreas, hospedagem, alimentação e tudo mais, mas a meu ver vale à pena. Hoje faço isso para meu filho mais velho e futuramente farei para o mais novo, que tem 7 anos, e também é apaixonado por futebol”.