Geral

Apreensão de drogas nas fronteiras de MS supera recorde de 30 anos

7 JUL 2017 • POR Gesiane Medeiros • 08h58
Montanha de droga apreendida pelo DOF. - Divulgação

As apreensões de drogas realizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) nas divisas territoriais de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia nos seis primeiros deste ano, atingiram a soma de 63,1 toneladas. Superior ao que foi acumulado durante todo o ano de 2016, que somou 60,2 toneladas.

A média supera todos os registros do departamento de combate as drogas dos últimos 30 anos. Em 2015, foram 46, 4 toneladas. As apreensões acontecem durante patrulhamentos que se alternam em cidades e propriedades rurais para dificultar o trabalho dos traficantes, principalmente em estradas de terra e rodovias.

A maior apreensão feita em Mato Grosso do Sul este ano somou 22 toneldas e foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal em uma carreta carregada com farelo de soja. Para despistar a polícia, os traficantes costumam esconder os entorpecentes em meio a cargas, assim como no corpo, na lataria e até no tanque de combustível de veículos.

Segundo especialistas em combate ao tráfico, Mato Grosso do Sul é rota para traficantes devido à proximidade e à fronteira seca - quando não há um tipo de separação - com o Paraguai e a Bolívia. Os dois países são conhecidos produtores de maconha e cocaína, respectivamente.

Com informações do G1-MS