Geral

Novo protocolo no Hospital Cassems de Campo Grande será determinante para agilizar diagnóstico

6 JUL 2017 • POR Redação • 12h32

Nesta quinta-feira (6) o Hospital Cassems de Campo Grande lançará o protocolo da Dor Torácica no seu Pronto Atendimento, com a participação do renomado cardiologista, Carlos Gun, que é representante de cardiologia na Comissão Nacional de Residência. A atividade acontecerá no auditório da unidade hospitalar (Av. Mato Grosso, 5.151 – Carandá Bosque).

De acordo com a Revista Brasileira de Cardiologia é cada vez maior o número de pacientes que procura o serviço de emergência com sintomas de dor torácica. Cerca de 5 a 10 % de todos os atendimentos nas salas de emergência são por dor torácica. “É complexa a diferenciação da dor torácica das síndromes coronarianas agudas, que oferecem risco de morte, da dor torácica por outras causas. O fato de o paciente com queixa de dor torácica dar entrada no serviço de pronto atendimento exige dos profissionais da área da saúde um diagnóstico preciso e uma conduta rápida. Dessa maneira torna-se importante diferenciar a dor torácica de causa cardíaca das não cardíacas para direcionar a conduta médica a ser seguida”, explica o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, que também é médico cardiologista e atende bem do assunto em questão. 

Por esse motivo o Hospital CASSEMS lança o seu Protocolo da Dor Torácica, com intuito de agilizar o atendimento e ter o diagnóstico do que exatamente o paciente tem o mais rápido possível. “Este protocolo é essencial, pois ele unifica os procedimentos de diagnóstico, já que nossos profissionais de saúde terão que seguir o mesmo processo quando o paciente dá entrada com dor torácica, isso agiliza muito todo o atendimento desde o tempo entre a chegada, a realização dos procedimentos necessários. O tempo agilizado pode salvar vidas”, explica o presidente da Cassems.

Palestrante

Para detalhar aos colaboradores do Hospital Cassems a importância deste Protocolo a Caixa de Assistência trará o médico cardiologista, Dr. Carlos Gun, que além de representante de cardiologia na Comissão Nacional de Residência, ele é professor-titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – UNISA, chefe da U.T.I do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Membro da Amerincan Heart Assocation Basic Cardiovascular Sciences. Diretor da SBC/Funcor, seção de credenciamento da Residência de Cardiologia.