Geral

Mais de R$ 13 mil em produtos de descaminho são apreendidos na Operação Ágata

1 JUL 2017 • POR Gesiane Medeiros • 09h02
Militares do Exército e Marinha vistoriam 566 veículos durante os três dias de operação. Foto: Sylma Lima

As atividades da Operação Ágata foram encerradas ontem, sexta-feira, 30 de junho. Foram três dias de intensa fiscalização nas áreas de fronteira do Estado em apoio a órgãos como a Receita Federal e a Polícia Federal. Em Corumbá, Marinha e Exército, realizaram fiscalização no Posto Esdras, divisa com a Bolívia, principal porta de entrada e saída do tráfico de drogas, armas, munições e produtos de descaminho.

Este ano, segundo balanço apresentado pela coordenação da operação, as apreensões somaram: duas armas longas, produtos de descaminho avaliados em R$ 13.192,00 e 48 munições, fruto de 566 vistorias realizadas em veículos.

Ao todo, 524 militares do 6° Distrito Naval e da 18° Brigada de Infantaria de Fronteira foram empenhados nas ações terrestres, além de outros tantos focados na fiscalização fluvial.

Ao todo 524 militares foram empenhados nas ações terrestres. Foto: Sylma Lima

Além de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, também foram alvo da operação que ocorre todos os anos e é considerada de grande importância para a inibição dos crimes fronteiriços. Foi coordenada pela 18° Brigada de Infantaria de Fronteira através das duas unidades subordinadas: 17° Batalhão de Fronteira em Corumbá e 47° Batalhão de Infantaria em Coxim. Também contou com o apoio da 2° Companhia de Fronteira em Porto Murtinho e do 3° Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, com helicópteros de manobra, recolhimento e ataque.

Uma Ação Cívico Social (Aciso), realizada no município de Bodoquena, ofereceu a comunidade local atendimentos médicos, odontológicos e orientação jurídica.