Geral

Operação Ágata fiscaliza fronteira até esta sexta-feira (30)

29 JUN 2017 • POR Gesiane Medeiros • 09h54

Quem passou pela região de fronteira entre Corumbá e Bolívia, no Posto Esdras da Receita Federal, a partir da última terça-feira (27), teve de ter paciência para a passagem mais lenta por conta da fiscalização intensificada decorrente da Operação Ágata, realizada pela Marinha do Brasil e Exército. A operação visa diminuir a ocorrência de crimes fronteiriços como contrabando e descaminho e vai até amanhã, sexta-feira (30).

Veículos e pedestres passam por uma fiscalização detalhada. Foto: Sylma Lima

Ao todo são 524 militares das duas forças empenhados na operação que ocorre todos os anos na região. No segundo dia (28) de realização da Ágata, 162 quilos de vestuários trazidos da Bolívia, sem noto fiscal, foram apreendidos. As ações acontecem em pontos estratégicos não apenas de Corumbá, como também nos municípios de Ladário e Porto Murtinho.  

A proposta da operação não é apenas de fiscalizar e reprimir, mas também de orientar, como foi o caso da ação cívico social (Aciso), realizada ontem, quarta-feira, 28, na cidade de Bodoquena, com serviços de orientação jurídica, atendimentos médicos e odontológicos. 

Operação Ágata acontece até amanhã, sexta (30). Foto: Sylma Lima